A Meta description é aquele pequeno texto que surge logo depois do título e do link nos resultados de uma pesquisa no Google. Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços . Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks .
Não existe segredo para criar uma meta description atrativa, existem testes! Tudo vai depender do conteúdo, do nicho, do público-alvo, entre outros fatores. No entanto, há boas práticas e, claro, dicas que podem ser experimentadas. A meta description, também otimização de sites conhecida como meta descrição, é uma das otimizações de SEO que podem ser realizadas numa página. Não se esqueça que, assim como as técnicas de seo, as seo tags são orgânicas, logo você não precisa fazer investimento financeiro para ter retorno.
Uma meta descrição desajeitada seria algo como “Uma oferta de sucesso de entrevista gratuita para baixar e se preparar para entrevistas”. Para verificar o comprimento, você pode redigir a meta descrição como um tweet. O objetivo é fazer com que o pesquisador clique no seu link e vá para o seu site.
Qual a importância da meta descrição?
Vale a pena caprichar e usar tudo o que já foi mencionado até aqui (e também nas videoaulas) para tornar o clique do internauta algo inevitável, uma consequência natural após o término deste artigo. Se você quer ter mais eficiência nas estratégias de SEO,criar uma ótima Meta Descrição é fundamental. A Meta Description ou Meta Descrição em português, éum tipo de código HTML responsável por resumir o conteúdo abordado na página.
Isso porque quanto mais o seu title se assemelhar a pesquisa feita, maior a compatibilidade de seu conteúdo com o que o usuário procura, fazendo com que o Google enxergue como o seu conteúdo é valioso para ele. Somos uma Agência de Marketing Digital com foco em Criação de sites e soluções completas em Otimização , Links Patrocinados , Gestão de Redes Sociais, E-mail Marketing, Hospedagem de sites e mais. Conheça nossos serviços e entre em contato caso tenha qualquer dúvida. Assim, o usuário pode entender logo de cara que sua página tem tudo a ver com o que ele está procurando. Mas na hora de exibir o conteúdo no buscador, o Google provavelmente vai cortar sua descrição antes mesmo que você chegue nos 160 caracteres.
Além disso, afetar negativamente a experiência do usuário é sempre um ponto ruim para a sua marca — e não ter uma meta descrição é um exemplo disso. Afinal, estamos falando de uma descrição em um lugar nobre da SERP. Imagine que você reestruturou todo o blog da sua empresa, construindo uma estratégia de SEO robusta para conseguir atrair cada vez mais tráfego orgânico nas suas páginas. Pense neles como um breve resumo do que é a sua página da web e, como um discurso de elevador para a postagem do seu blog, deve ser capaz de fazer as pessoas quererem clicar em sua página da web. Deve ser como um discurso de elevador para a postagem do seu blog, deve ser capaz de atrair as pessoas a clicar em sua página da web.
Use calls-to-action
Nas ferramentas de busca, mesmo que não conte como fator de rankeamento, o conteúdo da Meta Description aparece na página de resultados como um resumo logo abaixo do título da página. Redes sociais como o Facebook usam a meta description como a descrição que aparece quando o site é compartilhado em seus sites. Sem a meta description, as redes sociais podem usar o primeiro texto que encontraremo que criar uma má experiência para as pessoas que encontram seu conteúdo nas redes sociais. Afinal, há limitação de caracteres e os motores de busca frequentemente alteram o texto que aparece abaixo do título nos resultados de pesquisa.
O que evitar ao fazer meta descriptions?
Por isso, é imprescindível que a meta description chame a atenção do usuário, seja com a copy ou correspondendo a intenção de busca. Exemplo de uma meta descriptionMotores de busca como o Google usam um robô chamado web crawler para indexar o seu site. A informação que isto lhes dá permite exibi-la adequadamente nos resultados da pesquisa, para que você possa ser encontrado quando as pessoas pesquisarem por palavras-chave relevantes. Meta description é o pequeno trecho que aparece nas páginas de resultados de pesquisa, como Google e Bing.