Animação 2D

Animação 2D

A animação digital 2D completa requer o registro de, no mínimo, 18 quadros por segundo, ofertando um desenho detalhado e um movimento regular. A animação limitada usa um número menor de quadros por segundo, o que resulta em um desenho menos detalhado. O uso de um número menor de quadros que conectam os desenhos para criar as imagens reduz custos de produção, mas sacrifica a descrição realista dos movimentos e imagens.

Só depois de decidir o estilo da obra é que os produtores podem começar a pensar em quais profissionais de animação contratar, por exemplo. O filme mistura personagens animados, os próprios Smurfs, com personagens e cenários reais, como o ator Neil Patrick Harris. Space Jam apresenta Michael Jordan e Bill Murray “fisicamente” contracenando com Pernalonga e Patolino, dentre outros personagens animados dos Looney Tunes. Super-heróis como o Visão nos filmes da Marvel ou o Ciborgue nos filmes da DC entrariam em qual classificação? Até mesmo os dinossauros do Jurassic Park original, de 1993, têm aspectos de animação em meio a um filme Live Action. Os estúdios de produção de games também usam a técnica CGI, o que aumenta muito a complementaridade entre essas indústrias.

Figura 1 – Cena do filme Avatar, um marco para a animação 3D mundial. A quebra de expectativa deve ser usada como uma ferramenta pontual. Se a quebra de expectativa é um padrão, ela perde seu efeito e a animação se torna inconsistente. Durante a animação, esse personagem irá se mover, andando ou dançando, por exemplo. O personagem também exibirá expressões faciais que externalizem suas emoções. 19.Edição final (Passagem para película, se for feito em formato digital).

Uma delas deriva do fato de a imagem ser resultado de um programa computacional, o que cria um acervo de algoritmos e variáveis de diferentes imagens para serem usados quando necessário, nas próximas animações. Além disso, como as cenas podem ser tratadas a qualquer tempo, o computador permite que o artista faça escolhas de forma mais eficiente. Teoricamente, pois existe a possibilidade de a não linearidade processual resultar em refinamentos infinitos de imagens. O software da modelagem 3-D e dos efeitos especiais foi o Maya, usado também nas grandes produções americanas.

Como é feita a animação?

Ter bons roteiros e boas ideias, atrelada à criatividade é um dos pontos fortes desse tipo de animação. Falando em custo, as animações 2D são baratas de serem produzidas. E, mesmo que não seja tão comum encontrar filmes em animação 2D, o formato ainda faz parte da indústria cinematográfica e tem todo seu potencial para ser usado em outros contextos. Walt Disney elaborou 12 princípios fundamentais da animação que falam apenas do desenho de personagens 2D, mas que guiam muita coisa até hoje. Não cabe aprofundar esses princípios aqui, mas algumas questões como o princípio do exagero dependem dessa construção visual. Cabeça de Batata, de Toy Story, que tem todos os seus trejeitos e conflitos baseados no fato de seu corpo ser uma cabeça de batata.

MFA em Animação e Modelagem 3D

A renderização consiste na geração de imagens , por meio de cálculos matemáticos, a partir da descrição de um objeto 3D ou 2D. Se você fizer um curso completo de design, vai aprender que o software não é a única maneira para criar um desenho animado. No início do século XX, o desenho dos personagens tipos de produtora de vídeos era feito em celuloide, uma folha transparente. O movimento era conseguido pela rápida troca de uma para outra. Assim, questões como que tipo de história será contada, personagens, informações, mensagens, ritmo, técnicas utilizadas e o objetivo desse vídeo animado estarão nesse arquivo de roteiro.

Por que aprender a desenhar?

A animação 3D, curiosamente, também ganha espaço na Pixar com um desejo de mudar a fórmula das animações Disney que reinava no início dos anos 90. Com ela vem a entrada feroz da computação gráfica no trabalho de produção das animações. Mas a tecnologia 3D também estimula um retorno às representações realistas, com o controle cada vez mais meticuloso sobre pelos do corpo ou o movimento de lábios na fala. A animação 2D utiliza o computador, mas nasceu muito antes de essa tecnologia vingar.

Veja mais informações sobre o mercado no âmbito da animação digital no vídeo abaixo. A animação de personagem pode ser um ótimo diferencial para os vídeos de motion graphics do seu negócio. A inclusão dos personagens deve ser acordada no início do projeto, já que a sua produção é mais extensa. São desenhadas primeiro as posições-chave, e todos os quadros de movimentos entre as duas posições. Assim, os desenhos são feitos quadro a quadro, com pequenas diferenças entre eles.

Primeiro, é preciso escrever um roteiro com as indicações principais sobre a história. Esse roteiro dá origem a um storyboard, uma espécie de história em quadrinhos com as principais cenas do desenho. Só para dar uma idéia, o storyboard de um filminho de sete minutos costuma ter de 200 a 250 quadrinhos.