Retrofit: o que é, como funciona e exemplos no Brasil

Retrofit: o que é, como funciona e exemplos no Brasil

Esse estilo também tem tendência a incorporar novas tecnologias, como a Internet das Coisas, criando uma relação de comunicação direta entre as pessoas e o edifício. Os desenhos de caráter industrial tinham formas simples, geométricas e, ao contrário da arquitetura clássica, com pouca (ou nenhuma) ornamentação. Etimologicamente, a palavra arquitetura se originou escritório de arquitetura a partir do grego arkhitekton, junção dos termos arkhé (“principal”) e tékhton (“construtor” ou “construção”). No entanto, antes de chegar à Língua Portuguesa a palavra foi absorvida pelo latim, architectus. O projeto de Retrofit foi uma intervenção para adequar o edifício às novas normas vigentes e também garantir a segurança para revitalizar o seu uso.

Isso inclui a criação de espaços que promovam a interação social, o bem-estar físico e emocional, a privacidade e a segurança. A arquitetura envolve a concepção e planejamento de edifícios, casas, paisagens e outros espaços físicos, levando em conta uma série de fatores, incluindo necessidades funcionais, estéticas, ambientais e culturais. Esse estilo passou a dominar a arquitetura no inicio do século XX, rompendo completamente com os estilos anteriores.

Diferença entre arquitetura moderna e contemporânea

O conceito de sustentabilidade surgiu para promover a harmonia entre a construção e a natureza. Incluem também linhas limpas e simples, uso de vidro e aço, ausência de ornamentos supérfluos, e a incorporação de tecnologias avançadas, como iluminação natural e sistemas de ventilação. Com o objetivo de romper a arte clássica e conservadora do século XIX, surgiu o movimento modernista em XX.

Rochaverá Corporate Towers, Brasil

Um dos principais auditórios é o Salão de ópera, é a maior sala de teatro e possui equipamentos avançados. O projeto é reconhecido internacionalmente pela inovação em design digital e construção, estabelecendo um novo padrão para o uso de tecnologias digitais e de fabricação avançada. Um novo software foi desenvolvido especificamente para compartilhar e trabalhar com o desenho complexo.

Esteticamente, o que caracteriza a arquitetura romana é a valorização dos arcos, uma herança dos etruscos. Além disso, as construções costumavam ter grandes abóbodas e espaços internos livres de colunas. O estádio havia sido construído nos anos 50 e o trabalho de Retrofit foi feito pela Fernandes Arquitetos Associados. O escritório teve como principal função fazer a modernização das estruturas, preservando as características marcantes do estádio – que é protegido pelo patrimônio histórico. O renderes são excelentes ferramentas para dar a visão mais realista do projeto pronto.

Cada região e país apresenta estilos arquitetônicos únicos, influenciados por fatores como clima, geografia, recursos disponíveis e tradições culturais. Na América Latina, por exemplo, a arquitetura apresenta influências indígenas, europeias e africanas. Na Ásia, a arquitetura apresenta influências budistas, taoístas e hindus, resultando em estilos como o pagode, o templo e o palácio. Desde a construção dos primeiros abrigos, ela tem se desenvolvido para atender as necessidades e os desejos das sociedades. Nesse tópico vamos explorar sua origem, evolução e influências arquitetônicas nas diferentes partes do mundo.

Melhoria da qualidade de vida

Esse estilo mistura e reinterpreta essas correntes anteriores, garantindo assim, o seu caráter plural. Das características pode se citar o uso de jardins suspensos com muito verde e o uso de estruturas de metal e vidro. O objetivo é misturar as características da natureza, o uso de recursos renováveis como a luz solar para a iluminação dos ambientes e um estilo mais futurista. O minimalismo na arquitetura contemporânea é um movimento que se caracteriza por sua simplicidade formal, uso de poucos elementos e cores, e pela busca por uma forma de arquitetura que seja pura e essencial. Neste estilo arquitetônico, novos elementos se relacionam com elementos antigos, criando formas de expressão inéditas.

A perspectiva e o desenho se tornam o grande diferencial dos projetos arquitetônicos desse período. As obras mais famosas do renascimento são a cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma, e a cúpula de Florença, na Itália. Nos dias atuais, a arquitetura pode ser definida como a relação entre o homem e o espaço, ou melhor, a forma como ele interfere no meio criando condições estéticas e funcionais favoráveis para habitação, utilização e organização dos ambientes. A arquitetura é uma arte e técnica que nasce da necessidade de ter espaços mais organizados, melhores distribuídos para uso dos humanos. Além disso, ela nasce para ajudar a suprir a necessidade de adornar esses espaços. Os construtores de casas poderiam usar o projeto arquitetônico atual em seu trabalho, combinando recursos encontrados em livros de padrões e diários de arquitetura.