Revelações sobre a população brasileira

Revelações sobre a população brasileira

Goiás (GO), o mais central dos estados brasileiros e o mais populoso da região Centro-Oeste, tem origem na descoberta do ouro no final do século 17. O centro histórico de sua antiga capital, a cidade de Goiás, é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. O relevo de chapadões e planaltos é coberto pelo cerrado, que tem sido destruído progressivamente pela agropecuária. No extremo nordeste, o distrito espeleológico de São Domingos revela conjuntos de cavernas que estão entre os maiores do Brasil. A culinária tem influência mineira e paulista, com pratos como o empadão goiano e o peixe na telha. Em Pirenópolis, a Festa do Divino Espírito Santo, realizada há quase dois séculos, é patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Enquanto a taxa brasileira anual foi de 0,52%, a do Centro-Oeste foi de 1,23% — a maior no Brasil. Por ordem de registro, Pescaria Brava, que até então era considerada um distrito de Laguna, foi emancipada primeiro e tornou-se a cidade brasileira mais jovem. Tocantins é o mais novo estado brasileiro, sendo instalado em 1º de janeiro de 1989, emancipado de Goiás.

Seu desenvolvimento ganha forte impulso a partir da construção da hidrelétrica de Itaipu, inaugurada em 1984. Além da forte tradição em pecuária de corte e de leite, a economia de Minas Gerais se vale de extensos recursos minerais, principalmente com a mineração de ferro. A Bahia é o principal destino turístico do Nordeste e tem o mais extenso litoral do Brasil. Em cerca de mil quilômetros de litoral, destacam-se as praias do Espelho, de Taipu de Fora e de Moreré, na ilha de Boipeba. O estado tem a maior proporção de pretos do país em sua população – 17,1%, segundo o IBGE –, que, somados à parcela parda, fazem da população negra bastante majoritária, com 78,7% do total dos baianos. Você já se deu conta de que o nome oficial do nosso país é República Federativa do Brasil?

Quais são os três estados mais novos do Brasil?

Quais são os 26 estados do Brasil de acordo com as regiões?

Em 1978 a proposição PLP-194 da Câmara dos Deputados prevê a criação do estado de Santa Cruz, desmembrado a partir dos territórios de Minas Gerais e Bahia. No ano seguinte a proposta é rejeitada pela Mesa Diretora e arquivada.[34] Em 22 de dezembro de 1981, foi criado o estado de Rondônia e instalado em 4 de janeiro de 1982, israel é do tamanho de qual estado brasileiro tendo como capital a cidade de Porto Velho. Apesar da taxa média de crescimento anual do Sudeste ser a segunda menor do país, atrás do Nordeste, a região é casa para 41,8% da população brasileira — somando 84,8 milhões de habitantes. O Tocantins (TO), estado mais recente do país, fica no centro do território nacional.

Projetada pelo urbanista Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, Brasília possui renome internacional por sua concepção modernista. Inaugurada em 1960, no governo de Juscelino Kubitschek, Brasília abriga as sedes dos poderes Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Alagoas apresenta um litoral rico em belezas naturais – com áreas de mangue e lagoas, como sugere o seu nome –, delimitado ao sul pela foz do rio São Francisco. O clima é úmido na parte leste do estado, com temperaturas entre 18 ºC e 26 ºC e chuvas concentradas no inverno.

Qual a cidade mais jovem do mundo?

O Estado do Rio São Francisco seria formado a partir de uma parte da Bahia, com a oeste do rio homônimo e sua proposta foi rejeitada na CCJ da Câmara [50]. O primeiro governador de Tocantins foi Siqueira Campos, eleito por voto popular direto já em 15 de novembro de 1988, 41 dias após a promulgação da atual Constituição. Quanto a Roraima e Amapá, só teriam seus governadores eleitos pela primeira vez pelo voto direto em 1990. Em seguida, a maior região em população é o Nordeste (26,9%), seguida por Sul (14,7%), Norte (8,5%) e Centro-Oeste (8%). O IBGE detectou, no novo Censo, o crescimento populacional em vários municípios no entorno de capitais, como a própria Senador Canedo (próxima a Goiânia).

Estados da Região Sudeste

O sertão alagoano integra o Polígono das Secas, com vegetação de caatinga e clima semiárido. Indicadores sociais como analfabetismo e mortalidade infantil estão entre os mais baixos do Brasil. O GUIA DO ESTUDANTE reuniu, neste texto, as principais informações que você precisa saber sobre os estados brasileiros, passando pelas capitais, população, relevo, PIB e muito mais. Cada estado possui à frente de sua administração um governador, três senadores (para garantir a igualdade entre os estados na formulação de leis) e o número de deputados varia conforme a quantidade de habitantes. Os estados são constituídos de municípios, e as capitais de cada estado abrigam a sede de seu governo.

Em seu território, possui importantes sítios arqueológicos, como os do Parque Nacional Serra da Capivara, considerado patrimônio cultural da humanidade desde 1991. Com quase quatro séculos de existência, Belém, a capital paraense, é a mais antiga porta de entrada para a Amazônia. Nesse período, o Pará construiu uma cultura diversificada, que combina as influências das nações indígenas e de antigos quilombos, com uma grande população vinda do Nordeste. A culinária é marcante, aromática e de gostos fortes, com a maniçoba (cozido com carne de porco e o sumo das folhas da mandioca) e o pato no tucupi (com molho de mandioca-brava). A procissão do Círio de Nazaré, em outubro, reúne milhões de devotos em Belém e é considerada patrimônio cultural brasileiro. Ao aprovar no dia 5 de maio os plebiscitos sobre a criação dos novos Estados de Tapajós e Carajás, a Câmara abriu o caminho para que o mapa do Brasil se transforme nos próximos anos.

Aprovado pelos parlamentares, o projeto foi vetado pelo presidente José Sarney em 1985, o que gerou pressão popular – e uma greve de fome de quase 100 horas de Campos – até sua emancipação pela Constituinte. A legislação em vigor permite ainda a criação de um outro tipo de unidade, os territórios federais, que teriam um custo menor que os Estados. A principal diferença em relação aos Estados é que os municípios destas áreas integram a União e “respondem” diretamente ao governo federal.