A intervenção precoce está associada a efeitos positivos de longo prazo, portanto o diagnóstico precoce favorece o desenvolvimento da criança. Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. O distúrbio está relacionado a dificuldades de comunicação e interação social e, nos casos mais evidentes, costuma ser identificado logo na infância. Tenho um filho diagnosticado com 2 anos e 3 meses de idade. As dificuldades são muitas mas as alegrias das pequenas conquistas são imensuráveis.
Dificuldades na comunicação
Acredito ser relativo se vai ajudar ou não.No meu caso, que tenho 43, achei muito relevante pelo fato de finalmente começar à compreender um pouco mais sobre um aspecto de mim mesmo.Desde que me entendo por gente, as pessoas à minha volta me diziam e ainda dizem que sou muito inteligente. Sempre soube que tinha algo de diferente em mim, mas nunca soube o que era até então. Achei relevante descobrir agora para poder tentar mudar alguns traços comportamentais que sempre me incomodaram muito.Apesar de ter uma boa convivência com todos à minha volta, sempre achei desafiador lidar com relacionamentos interpessoais. Tenho 47 anos e ficou mais evidente com a convivência com os colegas de trabalho. Tenho muita dificuldade de interagir mesmo me esforçando bastante, sempre me sinto um passo atrás das outras pessoas. Fico bastante desconfortável em ambiente cheio, dificuldade em me expressar em dizer um “não” as pessoas que me pedem algo, depois fico sabendo que era para me prejudicar.
Dificuldade para expressar ideias e sentimentos
Por isso, muitas vezes as pessoas com autismo sentem-se desconfortáveis ao interagir com outras pessoas ou agem de forma considerada inapropriada. Crianças com autismo geralmente preferem brincar sozinhas e têm menos interesse por estar com outras crianças, podendo até ficar irritadas ou agressivas ao participar de atividades em grupo. Além disso, pode haver interesse incomum e excessivo por determinados objetos, brinquedos ou partes deles. TOD e o autismo podem ser confundidos porque geralmente apresentam os primeiros sintomas ainda primeira infância, além disso, ambos trazem algum tipo de agitação fora do padrão e comportamentos inadequados em relação a si mesmos ou as outras pessoas que convivem com essas crianças. É verdade que ao longo de sua vida, alguns traços ganham evidências. É comum que essas pessoas sejam bem inteligentes e consigam resolver determinadas situações.
Maior sensibilidade a sons, luzes, cheiros ou contato
Pessoas autistas podem comunicar suas emoções de maneira diferente ou reagir inesperadamente a certos acontecimentos por causa de outras questões com as quais estão lidando. Portanto, é muito importante dar espaço para que uma pessoa autista fale, além de ouvir com atenção o que ela está dizendo. Assim como na população em geral, algumas pessoas autistas são bastante sociáveis, enquanto outras são mais tímidas e retraídas. Outro sinal muito importante do autismo é a realização de movimentos repetitivos.
Lembrando que cada pessoa é única e pode apresentar sinais diferentes. Mas a pessoa deve ser avaliada por um especialista e a intervenções devem ser realizadas por uma equipe preparada para que assim a pessoa tenha mais qualidade de vida. Pessoas com TEA em muitos casos precisam de rituais para conseguir sair de casa, por exemplo. Sentem dificuldade para experimentar alimentos ou bebidas novas, não gostam de conhecer pessoas novas ou lugares diferentes. Então é muito importante ficar atento a esse sinal, principalmente se estiver atrapalhando ou limitando o desenvolvimento da criança.
Isso significa que, mesmo que seja desafiante para os médicos responder à pergunta “é autismo ou não é”? As estimulações devem ser iniciadas o quanto antes, afinal, seja qual for a conclusão futura, iniciar o tratamento dos sintomas é fundamental para desenvolver as habilidades que parecem comprometidas. Caso exista a possibilidade de uma indicação de um profissional experiente nestes casos. Segundo o especialista, é importante que a criança com TEA tenha oportunidades de desenvolver a independência e a sociabilidade, para melhorar as relações coletivas. “Colocar as crianças em alguns grupos, como escoteiros, grupos de igreja, que às vezes acabam tendo menos bullying, ou de música, conforme o interesse de cada um, pode beneficiar o desenvolvimento”, detalha.
O tratamento efetivo é muito caro e uma pequena parcela da população consegue realizá-la, gerando frustração para as famílias. Se você tiver um Relatório Médico, pode também estar procurando a Secretária Municipal de Educação da sua cidade e pedir o acompanhamento multidisciplinar. Que bom que apareceu essa Professora para cuidar do seu anjinho azul como ele merece. Por exemplo, Alis diz que quando tirou notas boas e conseguiu uma vaga na universidade, todos esperavam que ela fosse ficar feliz.
Minha lembrança mais antiga é que quando eu tinha 6/7 anos tinha muitos problemas de relacionamento e comportamento na escola, fato que fez com que minha mãe me deixasse na escola apenas ate a horo do recreio, depois me evava pra casa. Na vida adulta, sou professora e passei a estudar sobre psicologia e comportamentos, ai me encontrei com vários traços de autismo, mas nunca fui diagnosticada. Mas, bpc negado autismo achar que tenho autismo me faz entender muita coisa sobre mim. O paciente diagnosticado com autismo grau 3, geralmente, possui pouca autonomia, necessita de apoio constante para realizar atividades diárias, possui graves déficits de comunicação e interação social. Em alguns casos, não conseguem se comunicar verbalmente e precisam de suporte de um mediador e, por isso, é considerado autismo severo.
Às vezes, as pessoas autistas sentem as coisas de maneira especialmente forte e podem ter dificuldade de encontrar palavras para expressar suas emoções. Como as pessoas autistas têm mais dificuldade em interpretar o comportamento e a linguagem corporal dos outros, elas podem não conseguir identificar quando é apropriado iniciar, terminar ou entrar em uma conversa. No entanto, é importante não supor automaticamente que uma pessoa autista não vai entender uma conversa cheia de nuances – algumas podem aprender a identificar esses sinais, mas não é fácil. Vamos destacar alguns sinais e sintomas que os pais devem prestar atenção e procurar ajuda especializada para assim fechar o diagnóstico se for o caso. Muita gente pergunta como é possível saber se uma pessoa é ou não autista avaliando alguns comportamentos.
Logo após, em 1944, Hans Asperger, na Áustria, descreveu outros casos semelhantes em crianças. O autismo em adultos pode ser identificado por sinais e sintomas como dificuldades na socialização, entender o que é dito de forma excessivamente literal, uso reduzido de gestos ou linguagem… As dificuldades na comunicação podem variar desde atraso do desenvolvimento da fala até dificuldade para iniciar conversas ou participar delas, assim como para se adaptar em diferentes ambientes.
Isso pode ser percebido como uma dificuldade para desenhar ou segurar utensílios, pular e escalar ou qualquer coisa parecida com isso. Demorar para aprender a andar, parecer “desengonçado” e demonstrar ter pouco domínio sobre o próprio o corpo também devem ser sinais de alerta. Com o acesso à informação acerca das características presentes no autismo, as pessoas conseguem obter formas de receber o diagnóstico.
Novamente, a severidade e persistência fazem a diferença entre uma criança típica e uma criança autista. Apenas um autodiagnóstico, tanto pode ser completamente errado, quanto por si só, não vai contribuir para seu futuro ou o futuro de seu filho. O diagnóstico – conclusivo ou não – serve primeiramente construir um plano de tratamento.