15 dicas para vencer o sono e a preguiça

15 dicas para vencer o sono e a preguiça

A dica é dormir o mais cedo possível, por volta das 11h da noite, e acordar entre 6h ou 7h da manhã, em vez de dormir às 3h e acordar as 6h da manhã. Na primeira metade da noite, ocorrerá consolidação da memória e, no final também. Como afirmado anteriormente, acordar cedo irá depender do cronotipo de cada pessoa. Entretanto, há casos em que só há este horário para estudar. O conselho do Dr. Pablo, nesse caso, é que o aluno priorize eficiência e não esforço excessivo. Em consequência, vai sentir muito os reflexos disso e ficar cansada.

Depois de ver as atividades essenciais, defina os períodos reservados para revisar conteúdos. Isso ajuda a cumprir metas e a combater a procrastinação nos estudos. Dessa forma, podemos concluir que não é o livro que causa sono, e sim o estado de cada pessoa e o ambiente e horário em que se inicia a leitura. Portanto, para evitar sonolência, opte por ler durante o dia e em ambientes com iluminação adequada.

Cada corpo é habituado a uma rotina alimentar e é importante respeitar o seu para se manter sadio e por muito tempo com energia. A fome, além de deixar você fraco, tirará sua concentração e tornará seu estudo menos produtivo. A fadiga, muitas vezes, é um indício que você pode estar desidratado. Não que a água será a sua fonte de energia para o dia todo, apenas.

São 15 ou 20 minutos, que revigoram o cérebro, despertam a atenção e te preparam para o “segundo round” do exaustivo dia de estudos de um concurseiro. Apesar de todos possuirmos um relógio biológico, nem todos os relógios biológicos são iguais. Existem pessoas que funcionam melhor pela manhã, as chamadas “matutinas”, e as que funcionam melhor mais para o final do dia, as “vespertinas”. Conhecer e respeitar seu relógio biológico reflete diretamente no seu bem-estar e – acredite – na maneira como você consegue aproveitar seus estudos. Durante o sono, uma boa parte desse conteúdo é simplesmente descartado. Algumas dessas informações nunca mais serão recuperadas.

Porque dá sono na hora de estudar?

Controle a iluminação do local para afastar o sono

Não faça refeições muito pesadas à noite, evite carboidratos e dê preferência para alimentos como baixo índice glicêmico, como a maça. Alimentos ricos em proteína também são recomendáveis. Mas é indispensável que você faça do seu dia a sua noite. Segundo Dr. Pablo, o sono diurno não é igual ao noturno.

Tente variar as matérias ao longo do dia, priorizando aquelas mais densas na hora em que você se sente mais alerta e que dificilmente cairá no sono. Todo mundo que estuda em casa deve ter um lugar apropriado para isso. Um canto em que reina a tranquilidade, onde está tudo o que você precisa para aprender e que outras pessoas respeitem para você ter o máximo de sossego e para não perder a concentração. Para não abusar desse tempo, use algumas técnicas como o Pomodoro, determinando os períodos de descanso e o de estudar.

Dica #03 – Force os estudos e forme o hábito

Quando estiver estudando, faça uma pausa de 50 em 50 minutos para se alongar. Dê uma corridinha pelo quarto, estique os braços e pernas, faça abdominais ou qualquer tipo de atividade física leve por cerca de cinco minutos. Isso estimula a circulação do sangue, desperta e deixa o corpo em alerta.

Alguns benefícios do estudo noturno

Veja como evitar o estresse pré-vestibular e controlar a tensão, ansiedade, nervosismo e outros sintomas. Confira dicas para como estudar melhorar a concentração e relaxar nos intervalos. Naqueles momentos em que a sonolência pesar, jogue água fria no rosto.

Entenda de uma vez por todas, não adianta você tentar estudar se não está dormindo a quantidade ideal de sono. Mas antes de passar as dicas é importante deixar uma algo muito claro. Veja como uma alimentação correta pode ajudar os vestibulandos e participantes do Enem a enfrentar a maratona de estudos pré-vestibular. Fazer exercícios leves, beber água e até assistir um vídeo na internet podem espantar o sono na hora de estudar. Segundo Dr. Pablo, se você está tendo sonolência na hora dos estudos, não é por causa da disciplina em si, e sim porque seu sono não está bom.