Metodologia ativa: o aluno como protagonista do aprendizado


Isso obriga o estudante a “correr atrás”, pesquisando por conta própria e buscando soluções e argumentos. O pensamento crítico também é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes. Em determinadas atividades, ele vai avaliar as soluções propostas pelos colegas, apontando falhas e propondo alternativas.

Como começo a introduzir esse conceito em sala de aula?

Por outro lado, o discente deve se empenhar mais para conseguir desenvolver as habilidades e absorver os assuntos. As escolas devem acompanhar esse movimento, já que os discentes têm acesso a um grande número de informações. Vale ressaltar também que, apesar da facilidade de acesso à informação, em muitos casos, o aluno não sabe o que fazer com ela. Com o surgimento da burguesia, as escolas passaram a ser um ambiente de aquisição de conhecimentos mais abrangentes, reflexivos e filosóficos. Nesse período, o espaço de ensino era ocupado, em grande parte, por pessoas de famílias ricas. Levar os estudantes a atuarem em ações sociais ou ambientais não só faz com que eles se sintam parte integral de sua comunidade, mas também ensina a importância do cuidado coletivo e da responsabilidade social.

Desenvolvimento de responsabilidade e autonomia

Veja algumas frases do BNCC entrega frases sobre o aluno protagonista ao longo das suas páginas. São verdadeiras lições de vida em forma de incentivos para a independência do aluno na busca pela aprendizagem. Quem trabalha com o ensino médio, com certeza já ouviu a frase “eu não vou usar isso pra nada”, não é mesmo?

Muitas escolas já perceberam isso e estão se readequando para atuar como locais de produção e significação de conhecimento para o aluno. A escola já não é mais vista como o único local em que se pode adquirir conhecimento. O professor também já não é visto como a única fonte de informação predominante. A biblioteca já não é mais o único centro de acesso à cultura e precisa reinventar-se para continuar tendo relevância. O formato padrão de educação, que esteve vigente por muitos anos na maioria das escolas do mundo, teve suas origens na Idade Média.

O Aluno como Protagonista da Aprendizagem

No formato de ensino que vem da Idade Média, o professor era a pessoa detentora de respostas prontas para as dúvidas dos alunos. O processo educacional era todo centralizado em torno do professor e não proporcionava nenhum tipo de atitude autônoma por parte dos alunos. O papel do profissional da educação passa a ser o de incentivador e orientador, cativando os alunos nessa busca pelo conhecimento. Nesse sentido, para descrever o papel do professor, tem-se utilizado o termo mediador no processo de ensino e aprendizagem.

Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa

É crucial que as avaliações sejam contínuas e que o feedback seja construtivo para a formação integral dos estudantes. As metodologias ativas, como o aprendizado baseado em projetos e a sala de aula invertida e uso da tecnologia em aula são fundamentais para incentivar o protagonismo do aluno. Nas metodologias ativas de ensino, o aluno é o protagonista, ele é posto no centro do processo, e, com auxílio do professor mediador, desenvolve habilidades e competências deixando de ser um mero espectador. Os alunos interagem, trocam conhecimentos e experiências com intervenções pontuais do professor.

Ouvir o estudante, entendendo seus interesses, opiniões e desejos não é o suficiente para a construção de um aluno protagonista. É preciso levar em consideração todos esses aspectos durante as tomadas de decisões da escola. Pensando nisso, fuja de respostas padronizadas e de um ensino predominantemente graduação ead expositivo.

Esse senso de responsabilidade é crucial para o desenvolvimento de adultos confiáveis e comprometidos. O pensamento crítico, científico e criativo é fundamental para formar um cidadão consciente. Além de saber aceitar outras visões, propõe soluções aos colegas, aponta falhas e propõe alternativas. O aluno protagonista é o estudante que reconhece que seu sucesso e seu aprendizado dependem apenas de si mesmo. Portanto, ele tem autonomia, comprometimento e curiosidade para construir o seu conhecimento. Trabalhar com o protagonismo é essencial para tornar o desenvolvimento das crianças mais completo e permitir que desenvolvam habilidades e competências relevantes que farão a diferença na sua vida como um todo.

Professores que oferecem retornos construtivos e contínuos encorajam seus alunos à autoavaliação e à autoreflexão. Confira na galeria abaixo mais fotos de atividades em que o aluno participa ativamente do aprendizado. O resultado prático dessa aprendizagem é reunido em um grande evento de final de ano.

Hoje se entende que a ele não cabe mais o papel de coadjuvante em sala de aula. Por muitos anos, estudiosos da educação buscaram desenvolver novas metodologias que pudessem fortalecer o desenvolvimento da cidadania. A imersão em uma sociedade tecnológica fez com que o ensino do passado se tornasse, de uma vez por todas, obsoleto e impraticável. Pessoas acostumadas a fazer apenas o que foi mandado podem ter dificuldade em ter autonomia no ambiente profissional.

Uma estratégia poderosa para promover o protagonismo é a implementação de projetos interdisciplinares. Sem dúvida uma das metodologias mais cativantes, se não a mais cativante, de todas. Nesse processo, o aluno acaba produzindo conhecimento de maneira mais autônoma.

Parte do desafio das escolas está em motivar os alunos a participarem das aulas. Assim como os adultos, crianças e jovens passam muito tempo utilizando a internet para acessar redes sociais. Aliar a tecnologia com o ensino é um ponto-chave para aumentar a motivação dos alunos. A seguir, são listadas boas práticas que escolas e profissionais de educação devem adotar para implementar a visão de aluno protagonista.