Movimentos coletivos como o Wine in Moderation deveriam atingir mais pessoas e estar no centro da agenda . Isso ocorrerá devido à redução da pobreza e ao crescimento da classe média global, maior escolaridade e melhor assistência médica. Essa prática não só prolonga a vida útil dos produtos, mas também oferece uma alternativa econômica para os consumidores. Um exemplo é a colaboração entre empresas de tecnologia e varejistas para criar experiências de compra integradas, como lojas inteligentes e plataformas de e-commerce avançadas. O comportamento dos consumidores está em constante transformação, impulsionado pela digitalização e pelo acesso a uma infinidade de informações online.
Vinhos de regiões emergentes
O futuro da viticultura, ultimamente, molda-se por tecnologias inovadoras que oferecem soluções eficazes para enfrentar os desafios crescentes das alterações climáticas e da sustentabilidade. Em 2025, por exemplo, uma das tendências mais marcantes nos vinhos será a adoção generalizada do sensoriamento remoto e de práticas de agricultura de precisão. Formatos como vinho em lata e bag-in-box têm ganhado espaço, especialmente em eventos, consumo ao ar livre ou porções individuais. Além da conveniência, essas embalagens são mais sustentáveis em termos de transporte e reciclagem. Embora ainda enfrentem preconceito em alguns mercados, esses formatos já apresentam qualidade.
Comidas típicas fortalecem economia como símbolos regionais no Brasil
Em 2025, diversas regiões consagradas e emergentes conquistaram destaque ao apresentar rótulos que convenceram júris altamente especializados. 2024 – Todos os direitos reservados.A venda e o consumo de bebidas alcoólicas são proibidos para menores de 18 anos. Por mais estranho que pareça, os vinhos e espumantes sem álcool seguem o mesmo princípio da produção de um café descafeinado, por exemplo. A IoT pode ser introduzida em diferentes setores – desde casas inteligentes até cidades conectadas. Apesar do cenário de incerteza global e dos desafios internos que enfrenta, o mercado brasileiro ainda mantém fundamentos sólidos que sustentam a continuidade da expansão dos tintos, brancos e espumantes. As sociedades enfrentarão pressões demográficas significativas, com algumas envelhecendo rapidamente enquanto outras experimentam crescimento populacional jovem.
Por outro lado, os consumidores não querem mais ficar confinados, e procuram gastar com experiências que “façam a vida valer à pena”. O relatório aponta que 39% dos entrevistados planeja realizar atividades presenciais nos próximos anos. E o vinho entra nessa história, já que é uma bebida presente em festas e uma das mais queridas quando o assunto é harmonização gastronômica.
O conceito francês de terroir engloba o solo, o clima, a topografia, a exposição solar e a interação de todos estes elementos com a videira. Regiões tradicionalmente vinícolas levam vantagem pelo acúmulo de conhecimento, mas cada vez mais concursos buscam reconhecer a singularidade de cada local. Embora o gosto pessoal seja subjetivo, os concursos internacionais seguem critérios técnicos rigorosos para avaliar os vinhos.
- No paladar, é envolvente e equilibrado, destacando frutas passas e um leve defumado, um exemplar magistral para qualquer adega.
- O segmento de vinhos também abraça uma tendência, com opções de baixo teor alcoólico e versões sem álcool emergindo como novas categorias.
- Obtenha uma amostra desta análise do setor como um download gratuito em PDF do relatório.
- Me parece que a relação entre empregado e empregador, que antes era mais como uma transação em que uma pessoa trabalhava uma quantidade de horas e outra pagava a ela um salário, agora é muito mais profunda.
- Comprar uma garrafa de vinho de 750ml em um bar ou restaurante é prática comum, mas isso também limita o cliente a consumir um rótulo só.
- Embora a Tudo e Vinho seja uma loja online, ela busca trazer essa experiência sensorial para o consumidor, oferecendo conteúdos educativos e sugestões de harmonização que enriquecem o momento da degustação.
Na trajetória de evolução desta tecnologia, três fases são esperadas, de acordo com a Gartner. A primeira fase (atual) ocorre quando agentes não-humanos realizam tarefas limitadas, executando somente as indicações de um humano. Por ser um modelo remoto, é possível acessar esses sistemas de qualquer lugar, proporcionando liberdade e flexibilidade para pessoas usuárias e empresas.
Em 2027, mais de 50% das empresas utilizarão plataformas de nuvem de setor para acelerar seus negócios, conforme previsão da Gartner. Essa integração potencializa o uso de ferramentas digitais, permitindo a automação de tarefas e a criação de ambientes eficientes. A Previsão da Gartner sugere que, até 2026, 80% das empresas de engenharia deverão criar equipes de plataforma que atuarão como provedores internos de serviços reutilizáveis, componentes e ferramentas para a distribuição de aplicativos. A engenharia de plataforma projeta e desenvolve sistemas e softwares de uma organização. Ela é capaz de melhorar a produtividade do profissional de desenvolvimento ao fornecer recursos de autoatendimento com operações de infraestrutura automatizadas.
Trata-se de uma agulha fina, longa e oca que é introduzida pela rolha, impedindo a oxigenação do líquido. Rodrigo Lanari é fascinado pelos negócios do vinho assim como tantos se encantam pelas nuances da viticultura, enologia e degustação. Possui vasta experiência nesse mercado, envolvido principalmente com a gestão de marcas estrangeiras no Brasil. Vinhos gregos, ingleses e de outras novas regiões estão se destacando no mercado, devido ao cenário do aquecimento global. A Tudo e Vinho oferece uma ampla seleção de vinhos brancos e rosés, atendendo à crescente demanda por esses estilos refrescantes e saborosos.
A loja Tudo e Vinho está atenta a essa tendência e busca oferecer rótulos que atendam a esse novo perfil de consumidor, priorizando qualidade e sabor. Serão parte de uma jornada sensorial e consciente, onde cada escolha, refletirá um compromisso com o planeta e com a saúde. Para os produtores e marcas, essa transformação é uma oportunidade de se destacar, inovar e criar vínculos mais profundos com um consumidor cada vez mais atento e exigente.
Entretanto, novas regiões produtoras estão surpreendendo a todos com muito sabor, variedade, qualidade e inovações. A busca por qualidade e custo-benefício associado ao prazer de socializar faz com que os vinhos de lata continuem sendo uma tendência de consumo. Afinal, o vinho em lata traz algumas vantagens como a facilidade de transporte, a quantidade de 269 mL para consumo individual e a informalidade para consumidores mais jovens e descontraídos. Em primeiro lugar, boa capacidade para resolução de problemas, porque, com mais flexibilidade no trabalho, nem sempre terá comprar vinho o chefe dando instruções para resolver um desafio. Em terceiro lugar, procuram pessoas que tenham iniciativa, que sejam capazes de decidir, sem esperar que alguém lhes diga o que fazer, que tenham iniciativa para inovar, porque hoje o nome do jogo é inovação. Não é de hoje que a moderação do consumo de álcool vem ganhando protagonismo mundo afora.
O argentino Rutini Single Vineyard Malbec 2021 (Mendoza), o chileno Antiya Viñedo Escorial Organic Carmenère 2020 (Vale do Maipo) e o norte-americano Clos du Val Cabernet Franc 2022 (Stags Leap District) figuraram entre os destaques máximos. O Brasil manteve seu protagonismo crescente, trazendo para casa 145 medalhas – entre elas, o Guaspari Vista do Chá Syrah 2019 (prata) e o Vale da Pedra Branco 2024 (bronze). O conceito de low ou no-alcohol , que ganhou o apelido de “NoLo”, também se estende para a coquetelaria, dando origem a coquetéis complexos e equilibrados, utilizando ingredientes não alcoólicos em sua composição, como os mocktails. A resposta está nos insumos utilizados no processo de fabricação, em substituição aos oriundos de origem animal. A migração de habilidades entre áreas de atividade também passa a se dar com maior facilidade e velocidade.
Teste gratuito: qual nível de maturidade ESG sua empresa está?
Antes, você ficava por toda a sua carreira trabalhando em um setor, e hoje você passa mais facilmente do entretenimento ou imobiliário para o de logística, por exemplo, porque surgem melhores oportunidades de emprego. Hoje, não se espera de um líder apenas que saiba muito sobre algo ou que sempre tenha as respostas. Se espera, ainda, que tenha inteligência emocional, que seja transparente, íntegro à toda prova, que seja apto para o digital, que dê o exemplo em termos de learnability, que seja humilde, que seja humano. Antes, umas das características de ser chefe era que fosse desumano, e agora é exatamente o contrário. Nesse contexto, a formação de equipes também será impactada por essa constante evolução. Portanto, serão necessárias pessoas colaboradoras com capacidade de adaptação contínua.
Seus aromas incluem frutos silvestres maduros, tabaco e couro, enquanto o bouquet evolui para notas de cogumelos e terra molhada. No paladar, é envolvente e equilibrado, destacando frutas passas e um leve defumado, um exemplar magistral para qualquer adega. Em 2024, enquanto o consumo global de vinhos enfrentava um leve declínio devido a mudanças nos hábitos de consumo e restrições econômicas, o Brasil se destacou como uma exceção.