Em relação à autenticação de assinatura, a legislação brasileira já traz alguns avanços que merecem destaque. A Lei n.º 13.726, de outubro de 2018, também conhecida como Lei da Desburocratização, busca simplificar procedimentos administrativos, como a criação de cópias autenticadas e do reconhecimento de firma junto aos órgãos da administração pública. A autenticação de documentos é um processo crucial para validar a veracidade e a integridade de documentos em diversos contextos jurídicos, comerciais e pessoais. A autenticação digital é uma forma segura e eficiente de autenticar documentos eletrônicos, garantindo a validade jurídica do documento.
A fim de adquirir diferencial competitivo, é necessário que as empresas se atentem à rapidez com que os dados dos prospectados são inseridos no sistema. Para se manter sempre atualizada em relação aos riscos de segurança da informação, a política de segurança também passa por revisões constantes. Com isso, as ferramentas utilizadas na autenticação de assinatura podem continuar cumprindo seu papel sem problemas.
A criação de um código hash exclusivo para o documento, que pode ser usado para verificar se houve alterações no conteúdo. O método pode ser mais simples, como um token via whatsapp, pagare chile ou mais seguro e sofisticado, como o Pix. Você já se perguntou se é necessário assinar um documento para que ele seja considerado válido? A resposta pode parecer óbvia à primeira vista, mas o mundo jurídico é cheio de nuances e complexidades que podem nos surpreender.
Open banking e identidade digital: entenda como se relacionam
Em um contrato, por exemplo, é preciso realizar a autenticação de cada página para que seja um documento válido de fato. Ainda é possível realizar a autenticação de página web, mas apenas se seja conferido antes sua veracidade. Apesar de terem objetivos parecidos, de comprovar a legitimidade de algo, ainda conseguem ser diferentes e são utilizados para outros fins. Por isso, agora que você já sabe o que é e para que serve uma cópia autenticada, pode utilizar este custo-benefício a seu favor. O carimbo de autenticidade sempre deve constar na frente do documento e se houver a necessidade de especificações e anotações no verso do mesmo, o cartório deve invalidar todos os espaços em branco. A jornada do cliente se torna mais leve, fluida e agradável sem abrir mão da segurança necessária.
Em um ambiente globalizado, cada vez mais dinâmico e tecnológico, este fator é hoje o grande diferencial das empresas que almejam uma posição sólida no mercado. Este outro recurso usado na solução de identificação digital permite uma extração ágil e automática dos dados contidos no documento apresentado (RG, CNH etc.). A Lei Federal nº 13.726, conhecida como Lei da Desburocratização, entrou em vigor em novembro de 2018 e trouxe mudanças significativas no processo de autenticação. Aqui, o usuário precisa inserir sua senha previamente definida para acessar um documento, conta ou serviço.
Essa prática requer muita atenção, afinal, se trata de documentos que se tornarão válidos após feito o processo de autenticação. Para que a validação de documentos seja efetuada, também é realizada uma comparação precisa da foto do documento e do CPF do usuário. Por conta disso, é possível detectar se há adulterações na documentação que sinalizam perigo de fraudes. A autenticação de documentos é um procedimento que tem como objetivo atestar a veracidade e a integridade de um documento. Isso é feito para garantir que as informações nele contidas são verdadeiras e que o documento não foi alterado de forma indevida.
Acesse conteúdos que ajudarão você a atingir o próximo nível de conhecimento sobre assinatura eletrônica. Enfatizamos a simplicidade e a segurança oferecidas por essas soluções digitais, que permitem validar documentos sem a necessidade de deslocamento até um cartório. No caso de empresas que precisam de agilidade na rotina empresarial, esse método pode ser uma boa alternativa em relação à autenticação tradicional. Um software de assinatura eletrônica possibilita a comprovação de autoria e preservação da legitimidade de um documento sem a necessidade de ir até um tabelionato.
Descubra aqui como autenticar os seus documentos
Para saber como fazer autenticação de documentos, devemos considerar que o procedimento pode ser feito em cartório ou digitalmente. Embora o documento autenticado tenha sua validade em solo nacional, ele não substitui por completo o original, e não poderá ser usado para gerar outras cópias autenticadas. A primeira coisa é que o documento original precisa ser claro, sem rasuras e de boa qualidade. Não adianta você autenticar uma cópia do RG que foi jogado na maquina de lavar, por exemplo. Se for necessário compartilhar os documentos autenticados digitalmente, utilize métodos seguros, como envio por e-mail seguro ou compartilhamento em plataformas protegidas por senha. Assine digitalmente os documentos usando a ferramenta de assinatura digital da plataforma, garantindo que a assinatura esteja vinculada à sua identificação digital.
Em alguns estados brasileiros, a validade da autenticação é estabelecida em até 30 dias a partir da data de sua realização. Isso significa que após esse período, a autenticação perde sua validade e pode ser considerada inválida ou sem efeito legal. No caso da Lei de Autenticação de Documentos, as imposições recaem justamente sobre os órgãos da Administração, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa lei foi editada para racionalizar atos e procedimentos administrativos dos Poderes em todas as esferas mencionadas, mediante a retirada de obrigatoriedades e a simplificação de formalidades desnecessárias.
Este fator é crucial para fazer compras e usufruir de diversos serviços sem burocracias excessivas. As tentativas de fraudes de pessoas que estão usando indevidamente seus dados são bloqueadas imediatamente, já que são detectadas em questão de segundos. É fundamental destacar que este artigo tem caráter meramente informativo e não substitui a consulta a um profissional da área jurídica. Após a digitalização, os documentos digitalizados devem ser indexados em seus devidos lugares. Isso é geralmente realizado por meio de um scanner, que captura a imagem do documento e a transforma em um arquivo digital. Nele, os sistemas podem comprar a localização atual do usuário com padrões de uso anteriores ou com informações registradas em seu perfil.
Tipos de Autenticação de Documentos
A lei de autenticação de documentos é uma consequência da necessidade de dar mais agilidade aos processos administrativos do país, injetando competitividade na economia nacional. Na prática, isso significa que, caso a prefeitura de sua cidade intime sua empresa a apresentar documentos, não é mais necessário que eles estejam com firma reconhecida. Além disso, se for preciso ir à junta comercial para editar documentos, não serão mais exigidas cópias autenticadas — desde que os originais sejam apresentados no momento da conferência. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de soluções como a assinatura eletrônica transformaram a rotina das pessoas. Embora seja necessário saber como autenticar um documento, é importante ter em mente que esse processo mudou significativamente nos últimos anos.
Através de leitores biométricos, o sistema compara os dados coletados com os padrões previamente cadastrados para conceder ou negar o acesso do documento. Com a grande movimentação de informações digitais, foram desenvolvidas diversas técnicas de autenticação em ambientes digitais. Liveness é a prova de vida realizada através da tecnologia, onde os algoritmos de reconhecimento… A autenticação biométrica, como o reconhecimento facial oferecido por soluções como o Facematch, está se… Isso facilita a localização rápida de documentos relevantes quando necessário, o que reduz erros associados à busca manual e à organização inadequada de documentos. Nesse sentido, a análise de informações por meio da validação automática se faz bastante necessária, trazendo agilidade e eficiência durante esse processo.