Como a tecnologia automotiva está impactando o gerenciamento de frotas?

Como a tecnologia automotiva está impactando o gerenciamento de frotas?

O tacógrafo é um equipamento usado em caminhões, sendo parte essencial para o processo de logística. Ele é responsável por fazer o registro de informações sobre as viagens feitas. Esses dados são muito importantes para os gestores de frotas, que podem desenvolver estratégias para otimizar o desempenho das suas entregas e garantir o melhor uso dos caminhões. Apesar de seus benefícios, essa tecnologia ainda é cara para o consumidor brasileiro, o que dificulta a comercialização desse tipo de automóvel no país, sendo considerada uma tecnologia automotiva do futuro, mas que a indústria pretende atingir.

Além de conforto e praticidade, automóveis que podem fazer um percurso completo, sem a interferência humana, ainda oferecem mais segurança — uma vez que são totalmente automatizados e mais ágeis do que o reflexo humano. Esses objetivos são garantidos graças à ampla rede de cobertura do 5G, que é mais eficiente e não conta com as chamadas “áreas de sombra”, como o 3G e o 4G. Assim, mesmo em locais muito habitados e com um grande tráfego de dados, a conexão pode ocorrer sem falhas.

Dados do estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego indicam que cerca de 30% dos acidentes noturnos são provocados por motoristas que dormem ao volante. Diante desta realidade mundial, parte das iniciativas da tecnologia automotiva tem como objetivo reforçar a segurança maquina para alinhamento 3d das rodovias. É o caso do Antisleep Seat, criação da Marcopolo, que objetiva prolongar o estado de alerta dos motoristas. Quando estes sensores identificam algum problema, a luz da injeção eletrônica acende no painel e é a partir de então que o motorista deve ficar atento.

Conectividade, carros que dirigem sozinhos e motores elétricos são os pilares, mas não resumem tudo o que a tecnologia automotiva evoluiu nos últimos 10 anos. De 2012 para cá vimos surgir, por exemplo, pneus com tecnologia 5G, capazes de “avisar” a outros carros com os mesmos recursos sobre perigos ou imperfeições em rodovias. Não dá para falar sobre o quanto a tecnologia automotiva avançou nos últimos 10 anos sem citar o surgimento dos carros autônomos.

IA e análise de dados fornecem insights sobre esses dados para ajudar a melhorar a experiência do motorista e a informar o desenvolvimento e a qualidade de produtos. A reprogramação é outra tecnologia automotiva ligada à injeção eletrônica. Ela também é conhecida no mercado como chip de potência, pois tem o objetivo de melhorar o desempenho do motor. Isso é possível pela modificação dos parâmetros originais do sistema do veículo, fazendo com que ele opere com outras características.

Gestores de frota sabem que um controle preciso das rotinas de manutenção contribuem significativamente para a redução de custos desnecessários. A tecnologia automotiva proporciona uma troca maior entre veículo, sistema e gestão, com a possibilidade de envio de alertas em caso de excesso de velocidade e a diminuição das horas extras com manutenção. Mas, algumas companhias, como é o caso da Google, prometem lançar o carro autônomo em um futuro próximo.

Conheça a origem tecnologias automotivas que hoje são comuns

Como nos celulares, os automóveis modernos também estão ganhando plataformas de aplicativos, como os novos sistemas da VW e da Fiat/Jeep. Pela central multimídia, já podemos pedir a entrega de comida ou verificar se há vagas em um estacionamento. Já percebeu que em todo lançamento de carro fala-se cada vez mais da sua central multimídia?

Plano de Manutenção Preventiva: veja dicas e sua importância para oficina mecânica

Especialistas afirmam que no futuro só existira carros elétricos, apesar de seu custo ser ainda muito elevado, principalmente no Brasil. Falar sobre carros elétricos está cada vez mais comum, afinal, esta é a grande tendência mundial. Esta opção dispensa o uso de combustíveis comuns como a gasolina, o diesel e o etanol. Também conhecido como Park Assist, este recurso utiliza sensores para colocar e retirar o carro da vaga.

Review TCL 30 5G | Celular intermediário fabricado no Brasil

Essa tecnologia automotiva traz mais uma alternativa de combustível ao mercado, que já sente os impactos causados pela queima do petróleo. Apesar de os valores ainda serem muito acima do orçamento do povo brasileiro, já existem alguns modelos de carros elétricos rodando pelo mundo. Cada dia que passa, as montadoras de veículos investem fortemente em recursos e acessórios tecnológicos para chamar a atenção do consumidor. Os motores turbo usados atualmente em carros sem pretensão esportiva usam um turbocompressor pequeno que enche em baixas rotações. Com isso eles entregam torque e potência bem cedo e entregam comportamento civilizado para o uso cotidiano.