Pois além de garantir um bom nicho de mercado, este profissional também pode ganhar mais de R$ 9 mil. Neste sentido, há um upgrade na remuneração dos arquitetos especialistas. Enquanto as pessoas estiverem habitando espaços, haverá trabalho para os arquitetos. Por isso, o mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo.
Como você pode ver, cada etapa de um projeto é importante para a realização de um sonho. E lembre-se de estar atento a essa parte do processo antes da construção, pois isto vai tornar o seu trabalho muito mais fácil. Por existirem muitos detalhes à serem especificados, o trabalho costuma ser dividido. Muitas são as áreas de atuação e especializações que existem e por isso os escritórios e profissionais liberais costumam trabalhar em conjunto. O corte ajuda também a entender a estruturas, em uma prancha de corte é possível encontrar informações como altura, comprimento, algumas vezes especificação de materiais, largura de paredes, ambientes e objetos.
Outra área relativamente nova e muito interessante está ligada ao design de games. Há também a possibilidade de atuação na área acadêmica, como professor ou pesquisador. Se você pensa que lugar de arquiteto é em uma sala com ar condicionado e trabalhando atrás de uma mesa, está muito enganado meu caro! Existem profissionais que precisam estar no canteiro de obra para fazer o projeto acontecer.
Estude nas melhores sem sair de casa
Esse crescimento aumenta a procura por profissionais especializados, o que faz um arquiteto considerar como uma boa opção de carreira. De modo geral, o arquiteto estuda mais as questões humanas relacionadas ao uso da edificação, enquanto o engenheiro fica responsável por erguer o projeto de forma segura. Quando falamos sobre o que faz um arquiteto, esse trabalho vai muito além de desenhar plantas de arquitetura. De acordo com uma pesquisa da CAU, menos de 15% da população já utilizou os serviços de um arquiteto. A tipologia de um imóvel tem o objetivo de designar o número de cômodos assoalhados de uma casa, bem como a estrutura e a divisão das áreas.
Precisa ser criativo
Durante a execução da obra, o arquiteto pode vistoriar a compra de materiais e a construção, mas no geral não é sua função supervisionar a execução do projeto. Por fim, outra possível função do arquiteto é o trabalho no serviço técnico. Ou seja, ele também pode atuar de modo mais “indireto” nas obras, participando apenas de aconselhamento ou de pareceres técnicos em escritórios, por exemplo. Isso é muito mais comum em obras menores, nas quais suas particularidades estão mais ligadas às atribuições da Arquitetura. Um bom exemplo é a reforma de ambientes internos ou até mesmo em áreas de paisagismo, que também são de responsabilidade desse profissional. Outras características fundamentais para os arquitetos são, sem dúvidas, a criatividade e a curiosidade.
Antes de pensar em decidir pela carreira de arquiteto é bom entender algumas competências essenciais para esse profissional. Essas habilidades são essenciais para construir uma boa carreira na área. Os profissionais buscam expandir a área de conhecimento da arquitetura, considerando as necessidades sociais, planta de casa com dois quartos históricas e culturais de cada época. Pode-se dizer que a contratação de um profissional habilitado é a preparação e o resguardo de futuros problemas em sua obra. O arquiteto conhece todos os processos e diretrizes que precisam ser respeitados em um projeto, por isso a importância dele, no seu planejamento.
Então procure pelos profissionais que entregam experiências completas. O arquiteto de interiores se dedica a projetos de cômodos agradáveis e funcionais. É ele que organiza o projeto da sua casa, escolhendo os melhores móveis e tendências, de acordo com a sua necessidade e estilo pessoal. Os arquitetos contam com diversos programas que ajudam a projetar de maneira mais rápida e eficiente.
Presidente de sindicato diz 80% das obras em imóveis têm de ser refeitas
Dominar essas ferramentas é a diferenciação necessária para qualquer profissional que deseja se inserir no mercado e atrair clientes mais qualificados. O mundo está em constante evolução, e um profissional, para estar bem capacitado precisa planta de casa seguir o ritmo de evolução da tecnologia. Todos os dias surgem novidades e as empresas procuram profissionais atualizados e experientes. A partir da planta baixa executiva é que o empreiteiro vai se guia para executar o projeto.
Contudo para aprovação do projeto na prefeitura, será necessário um arquiteto ou engenheiro civil para ficar como responsável pela obra. É importante saber que não importa em qual etapa se encontra o projeto. Se um detalhe for mal planejado, toda a construção poderá ser comprometida, levando assim a um maior tempo de execução, a aumento de custos e/ou até mesmo a que seu projeto de arquitetura precise ser refeito.