Dicas de como tirar a vontade de usar drogas

Dicas de como tirar a vontade de usar drogas

O apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros é fundamental à qualidade do tratamento. Ainda que seja um enorme desafio para a Saúde Pública, há possíveis formas de evitar os suicídios em tempo oportuno. O uso de estratégias de prevenção e a devida assistência aos grupos de risco podem minimizar o impacto dessa questão tão preocupante. Algumas situações emergenciais requerem intervenções profissionais imediatas para salvar o usuário do risco de morte. Veja quais são as situações mais comuns na rotina de quem está dominado pelo vício.

Ao passar por todas as dicas anteriores, é provável que você tenha percebido a dificuldade de parar de usar os entorpecentes. Independentemente da válvula de escape, escolha uma que funcione para você e seja saudável. Pessoas viciadas em drogas geralmente reconhecem que é muito difícil parar de usar.

Por que se o paciente largar a cocaína, ele pode parar de usar, às vezes pode voltar, e parar de usar

Se você quer ajudar alguém a sair das drogas, a melhor coisa a fazer é convencê-lo a buscar tratamento. Ao entrar numa clínica de reabilitação, o adicto terá melhores condições de lidar com a abstinência e lutar contra o vício. Nesse sentido, quanto antes o paciente entender a sua realidade e compreender que precisa de ajuda, melhor. Assim, é possível ter uma vida normal, tranquila e (muito importante) longe das drogas. No entanto, precisamos ressaltar que a dependência química não tem cura. O que existe é tratamento — que deve ser realizado durante a vida inteira.

Geralmente esses locais estão disponíveis em outros países, mas a pessoa não deixa de usar drogas, nem passa a usar doses menores, apenas as consome num local limpo, onde pode ter assistência médica imediata caso tenha uma overdose. Nem sempre visto com bons olhos, uma outra forma de tratamento consiste no consumo da droga dentro de um local especializado, onde são fornecidos os utensílios necessários para que o consumo não leve ao surgimento de doenças. É muito mais fácil parar de usar drogas com ajuda do que sozinho, tendo a sua qualidade de vida novamente. A recuperação do vício em drogas ou álcool não termina com um programa de tratamento de 6 semanas. Peça a seus amigos ou família para estarem disponíveis quando você precisar deles.

Qual é a droga mais difícil de parar de usar?

Grupos de apoio

Essa droga é derivada do ópio e pode ser sintetizada a partir da morfina. Sua forma de uso é injetável e seus efeitos são imediatos, já que é rapidamente absorvida pelo cérebro. Segundo dados do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID), 5% dos óbitos relacionadas às drogas ocorreram pelo uso de cocaína.

Outro fator importante no combate ao vício das drogas é a mudança de comportamento, pois muitas vezes a realidade social da pessoa a faz querer consumir a droga, como se encontrar com alguns amigos que usam drogas e de frequentar os locais onde usava drogas. Para diminuir o risco de recaída, a pessoa precisa ser orientada a mudar seu estilo de Clínica de Recuperação em Vitória de Santo Antão vida. Logo, para quem está dominado pelo vício, a melhor hora é agora para mudar de vida. Como vimos, as consequências das drogas trazem prejuízos irreversíveis ou mesmo fatais. Mediante isso, procurar uma instituição especializada nessa área pode fazer diferença em relação às expectativas futuras quanto à recuperação da saúde mental e física.

Qual o salmo para vícios?

Durante o tratamento da dependência química, a pessoa tem a chance de modificar completamente os comportamentos e atitudes que o estavam fazendo ficar preso no consumo das drogas. A tarefa de afastar amigos de longa data e evitar áreas conhecidas pelo uso de drogas pode ser extremamente difícil durante os primeiros dias de sobriedade. Tomar essas medidas é fundamental para a recuperação bem-sucedida de qualquer tipo. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é especialmente benéfica na identificação do que faz você recorrer às drogas. Converse com os médicos e solicite referências para ajudá-lo a encontrar o melhor consultor para dependentes químicos. Ele explica que psicodélicos causam um efeito chamado de afterglow, uma sensação de bem-estar que persiste mesmo após as experiências visuais e físicas já terem passado.

“O LSD chegou ao Brasil pela via medicinal. É difícil dizer exatamente quando isso ocorreu, mas há referências a estudos feitos já nos anos 50”, explica o jornalista e historiador Júlio Delmanto, autor do livro História Social do LSD no Brasil (Editora Elefante). A obra relata as primeiras pesquisas com o ácido lisérgico no país, seu uso pioneiro por artistas e por adeptos da contracultura, além do início da repressão policial, a partir da década de 1970. “Eles não serão remédios que o médico receita, o paciente compra na farmácia e toma em casa”, explica o médico Luís Fernando Tófoli, professor de Psiquiatria da Unicamp, e que já participou de estudos com LSD e ayahuasca. Então, quando você para de usar cocaína, esses efeitos se tornam visíveis. Se você usa cocaína há um longo período de tempo, é provável que seu corpo se acostume com a presença dele e protestará quando você parar. Normalmente, pessoas que cheiram cocaína têm necrose da mucosa nasal e septo nasal perfurado.