Nós os amamos tanto que as vezes até esquecemos que os gostos deles pode ser diferente dos nossos – meros humanos. Ainda assim, não vale forçar a aceitação, isso só deixa o animal estressado e cria clima super desagradável. Dizemos isso porque às cafeteria vezes o local restringe a circulação do animal ao quarto em que você está hospedado. O problema disso é que dependendo da quantidade de dias que você for se hospedar, pode ser beeem chato para o seu pet ficar o dia todo apenas em um quarto.
Já os gatos necessitam de outros fatores, como arranhadores embutidos nos móveis, nichos, pontes e caminhas em locais mais altos. “Pode ser a oportunidade de você ter um momento de descontração, de quebra de gelo… Você pode estar em uma reunião e ele pode ficar no seu pé. Isso cria um ambiente mais leve, mais lúdico e criativo, aumentando até a produtividade”, destaca Marcela. Aqui, para evitar frustrações, é importante verificar os lugares em que seu cão poderá circular, onde poderá se alimentar e a segurança da pousada ou hotel.
Neste post, contaremos mais sobre a tendência dos estabelecimentos pet-friendly e como isso funciona na prática. Manter as paredes sempre limpas com animais de estimação em casa, pode ser uma tarefa difícil. Invista em outras cores como o cinza e o bege, ou aproveite para deixar o ambiente mais colorido. Nesse caso, escolha entre os acabamentos acetinado ou semibrilho, por terem maior facilidade de limpeza. Um ambiente pet friendly está preparado para receber o pet em condições especiais de bem-estar, onde eles são vistos como reais frequentadores do local e não somente os seus tutores. Contudo, muitos empresários acham que colocar uma plaquinha na porta falando que o espaço é pet friendly e aceitar a entrada dos peludos é o suficiente, mas não é bem assim.
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Potinhos com água e cantinhos destinados para as necessidades de cães e gatos podem estar espalhados pelo local, favorecendo o convívio e bem-estar entre os humanos e animais, sem incomodar ninguém ou causar acidentes. Lembre-se de que, com todos esses números comprovados, a importância dos estabelecimentos pet-friendly está mais do que determinada. O público carece de locais que aceitam os animais, então a chance de você estar à frente da concorrência é enorme. A ANVISA teve que regularizar a permanência de animais em estabelecimentos pet-friendly com o intuito de cumprir as regras de segurança alimentar.
O que esperar de um ambiente pet friendly?
Um local pet friendly pode ser um restaurante, hotel, shopping, parque, praia, empresa, ou qualquer outro espaço que permita a entrada e permanência de animais. Entre os benefícios mais citados pelos profissionais estão a assistência médica, a participação dos lucros, etc. Oferecer benefícios como a possibilidade de um espaço pet friendly é um atrativo importante para a equipe, a retenção de talentos e também para a diminuição do turnover.
Caso o espaço não permita que o pet fique no chão, apenas no colo, não possua uma equipe treinada ou então não tolere comportamentos naturais de um animal, ele não é considerado pet friendly. Os números não param de crescer e seguem uma tendência mundial, em que muitos animais são considerados membros das famílias, portanto são dados que os donos de estabelecimentos de alimentos e bebidas precisam conhecer. Tem sido comum sair para comer fora de casa, principalmente em época de férias, e levar o pet junto, então é importante entender como os animaizinhos dos seus clientes devem ser recebidos. O movimento pet friendly acompanha isso e realmente valoriza o animal como parte de uma família”, explica Marcela Cerda, gerente de comunicação e sustentabilidade de uma grande empresa do ramo alimentício e pet. “Estar conectado com os propósitos e benefícios do associado é muito importante. Se o seu animal for agitado ou agressivo, talvez seja melhor não levá-lo para o local.
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Aproveitar o pet-friendly para divulgar o seu estabelecimento de forma externa – como por meio de mídias sociais ou cartazes – ou interna, por exemplo, fornecendo uma bandeja ou cardápio digital, é um ótimo negócio. Ou seja, quanto mais você espalhar que aceita animais em seu estabelecimento, mais vai trazer consumidores novos, e ainda fidelizar os que já frequentam o local. Contudo, é importante lembrar que diz respeito a um selo de marketing e que tem que ser usado de maneira inteligente pelos estabelecimentos. Como é possível perceber, os animais de estimação estão presentes até nos ambientes mais inusitados, e essa novidade só tende a aumentar. O termo pet-friendly tem ganhado muito mais popularidade no Brasil à medida que as pessoas querem ficar perto de seus bichinhos de estimação. É fato que, quando se tem um animal, o que mais preocupa é deixá-lo sozinho em casa.
Geralmente, os locais permitidos em restaurantes, cafés, padarias ou bares são as varandas e as calçadas. Os consumidores gostam de saber que cachorros e gatos são bem-vindos a lugares que eles costumam frequentar. E, sem dúvida, a carência de lugares pet-friendly é grande, especialmente pelas regras que devem ser adotadas. Naturalmente, a tendência tem se espalhado, e os mais diversos tipos de estabelecimentos têm aceitado pets em suas dependências. Ao se declarar pet-friendly, o estabelecimento está informando que é amigo dos pets. Ele não só poderá entrar no estabelecimento, como também poderá permanecer junto do cliente.
Esse vínculo se intensificou, afinal, durante o isolamento, os peludos foram de grande ajuda na manutenção do bem-estar e da saúde mental de seus tutores. No Brasil, pet friendly é um termo usado para identificar locais e situações em que os pets são bem-vindos. Mais do que isso, significa que o local foi preparado para dar suporte aos animais que irão até ele.