Guia completo de SEO Como fazer e quais são as boas práticas by Redação Gálata


A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Ao utilizar textos-âncora nos links internos, considere tanto a experiência do usuário quanto a relevância do contexto para os mecanismos de busca. Para melhorar o ranking das suas páginas e se posicionar bem nos resultados de busca, é importante que o SEO faça parte da sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Assim como no marketing em geral, os mecanismos de busca também estão em constante evolução.

Como fazer um bom SEO?

Guia completo de SEO

O Google analisa esse critério para reconhecer marcas que realmente existem e são bastante conhecidas no mercado. Dessa maneira, você atrai novos visitantes e ainda ganha mais autoridade, caso o link seja “dofollow”. Já o atributo “nofollow” impede que o robô siga aquele caminho e atribua autoridade à página linkada. Elas são apresentadas no documento que guia o grupo Pacotes de backlinks de avaliadores que faz uma análise manual sobre a relevância dos resultados que o buscador está entregando. Eles rastreiam as URLs das páginas para entender o seu foco central, já que trazem termos que resumem o tema da página. Essas heading tags, por sua vez, identificam os intertítulos e mostram a hierarquia do seu texto, tanto para o Google quanto para o usuário.

Avalie o Desempenho dos seus Esforços de SEO

Se as atualizações nos seus conteúdos forem significativas o suficiente, suas páginas podem receber uma espécie de “bônus” do Google, quase como se elas tivessem acabado de ser publicadas. Isso porque, ficar entre os primeiros lugares no ranking do Google de uma determinada palavra-chave, além de gerar mais cliques, aumenta a credibilidade da sua empresa. Fazer um bom SEO no site é fundamental para atrair um tráfego mais qualificado, de pessoas que realmente tenham algum grau de interesse no produto ou serviço que a sua empresa trabalha.

Reduza o tempo de carregamento do site

Para completar, uma pesquisa de 2020 aponta que 78% das empresas brasileiras já fazem uso das redes sociais para alcançar o público e 57% para impulsionar as vendas. O SEO é importante para uma estratégia eficiente de marketing digital porque o mercado cada vez mais se volta para o digital. Para se ter uma ideia, um levantamento de 2021 mostrou que o Brasil é o segundo país que mais utiliza o Google como buscador no dia a dia, perdendo apenas para a Índia. O profissional de SEO, por sua vez, é um estrategista de conteúdo altamente especializado. Ele ajuda empresas a descobrir oportunidades ao responder — por meio dos mecanismos de pesquisa — a perguntas do público sobre o setor em que o negócio atua.

O algoritmo do Google trabalha arduamente para melhorar a experiência de busca dos usuários. Anunciado em agosto de 2022 e começando em dezembro do mesmo ano, a intenção do Helpful Content visa entregar aos usuários os melhores conteúdos, com foco nas pessoas. O próprio Google, por meio de um anúncio oficial, declarou que os Core Updates correspondem a processos de Pacote de autoridade melhorias gerais das buscas para acompanhar a própria natureza de renovação da web. Essas otimizações não são específicas, mas têm o potencial de apresentar efeitos notáveis na performance de alguns sites. Core Update 2022 foi anunciado como mais uma das atualizações do Google com o objetivo de oferecer uma melhora geral no processo de rankeamento do buscador.

Ao “varrer” uma página, o Google armazena todos os links que existem nela, para depois “varrer” também as páginas linkadas. Como dissemos no início do artigo, uma das formas das quais o Google se utiliza para encontrar novas páginas é seguindo os links. A maioria dos motores de busca é capaz de identificar, em centenas de idiomas, quando uma página possui erros de ortografia e gramática.

Uma mudança também impactante foi o anúncio do Mobile-First Index, a partir de 2016, que passou a considerar primeiramente a versão mobile dos sites para o rankeamento. Velocidade de carregamento é um dos principais critérios para a classificação. Portanto, siga essas diretrizes na sua estratégia de conteúdo e SEO para se alinhar ao que o Google pensa. O Google adota essas palavras como norteadoras para a avaliação da qualidade dos resultados da busca. Todos esses elementos fazem o Google entender o que a imagem exibe, indexá-la para a busca no Google Imagens e torná-la mais uma fonte de tráfego.

Esse trabalho em conjunto permite que você melhore o engajamento em diversos meios digitais. Se o negócio não tem uma presença online tão forte, mas é uma marca bastante conhecida e utilizada fora da internet, ela pode ganhar uma melhor classificação. A proximidade se refere à distância do negócio em relação à localização do usuário ou aos termos de busca geográfico que ele colocar na pesquisa.

Por isso, é importante dar atenção à escaneabilidade e à semântica dos textos. Aqui na Rock, por exemplo, temos posts super completos, como este sobre publicidade. Você consegue PBN nacional imaginar alguém alugando ou comprando uma fantasia sem vê-la? Observe que todos os primeiros conteúdos são educativos, focado em ensinar o que é e como utilizar o SEO.

A página entre aspas depois de href é a página que você quer que seja considerada pelos motores de busca como a principal. Além da página, é possível que todo o site seja penalizado, se o conteúdo copiado ocorrer em muitas páginas daquele domínio. Mas tenha em mente que os conteúdos que ocupam as 10 primeiras posições nos resultados de busca têm geralmente mais de 2000 palavras. Você pode usar as mesmas ferramentas de palavras-chave para descobrir quais termos eles estão usando e quais estão gerando mais tráfego para eles.