O futuro dos pagamentos: estratégias que vão além da tecnologia


A ascensão das fintechs, a digitalização acelerada e o avanço das tecnologias móveis transformaram profundamente a forma como consumidores e empresas interagem com o dinheiro. O que antes era um processo linear e burocrático, agora se tornou uma experiência fluida, instantânea e, muitas vezes, invisível. Tanto a ascensão das carteiras digitais quanto dos pagamentos mobile mostram que o futuro dos meios de pagamento segue princípios voltados para a entrega de mais conveniência, praticidade e segurança aos usuários.

Como preparar sua empresa para o futuro dos pagamentos

Pagamentos transfronteiriçosO aumento nas transações transfronteiriças está levando ao desenvolvimento de novos modelos de pagamento. Para atender a novas regulamentações e garantir a continuidade de pagamentos digitais, os bancos devem priorizar a resiliência operacional, fortalecendo estruturas de gerenciamento de risco, relatórios de incidentes e esforços de teste de resiliência. A digitalização dos processos financeiros tem se mostrado uma tendência global irreversível. Tecnologias como blockchain, inteligência artificial (IA) e automação estão revolucionando a maneira como as empresas gerenciam suas finanças.

Além disso, a ferramenta ganhou diversos prêmios internacionais de inovação financeira, como o da COA, Council of the Americas. A pesquisa da Octal IT Solution mostrou que os consumidores mais propensos a usar os pagamentos mobile estão nas faixas etárias entre 18 e 34 anos (78%) e 35 Cartão empresarial e 44 anos (69%). No que se refere à segurança, os entrevistados apontaram o Pix como o mais seguro (32,1%), seguido do cartão de débito (24,5%). São soluções que permitem pagamentos apenas com o reconhecimento facial do usuário, sem a necessidade de senhas ou dispositivos físicos.

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Não podemos desprezar o momento em que as tecnologias de inteligência artificial estão se consolidando e irão impulsionar ainda mais as tendências dos meios de pagamentos. As empresas precisam utilizar as ferramentas para aumentar o nível de personalização do cliente com uso de recomendações inteligentes e ajustes dos produtos. Super apps como WeChat Pay e Mercado Pago oferecem uma experiência unificada, permitindo compras, pagamentos e interação social em uma só plataforma. O Emana Pay é um grande exemplo de superapp integrado a wallet, que já vem trazendo grandes resultados, com mais de R$ 40 bilhões em pagamentos e realizou 17 milhões de transações desde sua criação. Oferecendo uma gama completa de serviços, como transações com cartão de crédito, conta corrente digital, Pix parcelado e adquirência via celular, o Emana Pay aumentou a produtividade das consultoras da marca em 10% e reduziu a inadimplência em 20%.

Esses dados revelam como o Pix se tornou rapidamente uma parte integral do cotidiano financeiro dos brasileiros. Os social payments são muito populares entre amigos para dividir contas ou realizar pagamentos informais. Com pagamentos invisíveis, os usuários experimentam uma maior comodidade e rapidez, realizando compras de forma quase imperceptível, com a tecnologia cuidando de todos os detalhes do pagamento. Os pagamentos invisíveis também estão emergindo como uma das principais tendências em meios de pagamento. Logo, é possível minimizar o risco de fraudes e aumentar a confiança de todas as partes envolvidas nas transações financeiras.

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Em relação à moeda digital brasileira, Drex, a promessa é de combinar a agilidade e segurança das tecnologias modernas com a credibilidade já estabelecida pelo sistema bancário convencional. O resultado será um meio de pagamento que atenderá com eficiência às necessidades tanto do setor empresarial quanto dos consumidores individuais, simplificando e aprimorando a experiência de transferências monetárias no país. O principal objetivo do Drex é digitalizar a economia brasileira, reduzindo custos ao emitir papel-moeda. Além disso, ele visa facilitar o acesso aos serviços financeiros e melhorar a eficiência das transações de pagamento. O futuro dos meios de pagamento está diretamente relacionado às mudanças do comportamento do consumidor.

Isso porque ela consegue analisar grandes volumes de dados em tempo real, podendo agilizar e otimizar as transações financeiras, bem como mitigar erros e reduzir custos operacionais. Essa solução une inovações no mercado, como o pagamento por aproximação e as carteiras digitais, à praticidade de receber valores dos clientes apenas com o celular. A combinação entre novas opções de compra, alta demanda por conveniência e avanços na tecnologia está tornando o varejo mais dinâmico e desafiador.

Isso simplifica o acesso a serviços financeiros tanto para comerciantes quanto para consumidores. O Pix já substituiu métodos tradicionais como DOC e TED por ser instantâneo, disponível 24 horas e sem tarifas para pessoas físicas. Agora, com a função de aproximação, os pagamentos ficam ainda mais rápidos e práticos, reduzindo filas e agilizando as vendas. Logo, as empresas precisam estar atentas às necessidades e preferências dos clientes — que valorizam a conveniência — para se manterem competitivas.

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A inovação do PIX não parou na sua introdução; em 2024, vemos o surgimento do PIX automático. Essa funcionalidade permite agendar pagamentos recorrentes e automatizar transações, trazendo ainda mais conveniência e eficiência para empresas e consumidores. Utilizar indicadores financeiros, como fluxo de caixa, margem de lucro e ROI (retorno sobre o investimento), é essencial para acompanhar a saúde financeira da empresa.

Também é necessário aumentar a segurança com maior detecção de fraudes e autenticação por biometria. Pagamentos biométricos estão crescendo, com previsão de que 1,4 bilhão de pessoas utilizem reconhecimento facial para autenticação de pagamentos ainda em 2025. Até 2027 o volume de pagamentos autenticados por biometria poderá chegar a US$ 1,2 trilhão de acordo com estudo da Juniper Research. Como a inteligência artificial está transformando a Black Friday em um teste de maturidade digital, elevando a eficiência, a margem e a previsibilidade no e-commerce brasileiro. Adaptar-se aos novos meios de pagamento é essencial para atender às expectativas dos clientes e manter o negócio competitivo.

Esta tecnologia pode facilitar os já citados pagamentos biométricos, realizados por reconhecimento facial ou comandos de voz,  algo que já acontece em alguns países. Em um cenário marcado pela rápida evolução tecnológica, os meios de pagamento estão passando por uma verdadeira revolução. Desde a praticidade do pagamento por aproximação até a segurança proporcionada pela biometria, as tendências de 2024 prometem transformar a forma como lidamos com o dinheiro. A biometria é uma tecnologia que está transformando a segurança nos meios de pagamento, colocando literalmente a segurança nas mãos dos usuários. O link de pagamento é uma ferramenta poderosa que está revolucionando a forma como as empresas conduzem suas transações financeiras.