O que podemos esperar do turismo no Brasil?

O que podemos esperar do turismo no Brasil?

Há muitos tipos de turismo, as vezes até mesmo dentro de uma mesma cidade há muitos diferentes circuitos e enfoques de turismo que podem ser realizados. Desde a Grécia antiga, desde o tempo do Império Romano já havia também o turismo pelo lazer, visando o descanso, o relaxamento, ou então o divertimento e entretenimento. Do outro lado, para quem necessita do turismo como meio de vida, os impactos positivos podem ser inúmeros e diversos – desde que ele seja tratado de forma responsável e profissional.

Mas o planejamento dessa recuperação na escala nacional deverá, necessariamente, levar em conta a multi e transescalaridade que caracterizam a atividade. Considerando o drástico efeito da pandemia sobre o setor de turismo, essas ilhas-Estado, assim como algumas regiões muito dependentes da economia do turismo, devem sentir, de forma mais intensa, o desemprego no setor assim como outros efeitos deletérios decorrentes da interrupção repentina e prolongada dos fluxos internacionais de turistas, com repercussões dramáticas sobre suas populações. O rápido crescimento do turismo, a partir dos anos 50, resultou na degradação ambiental de inúmeros recursos turísticos em todo o mundo. Os indicadores apontam um crescimento contínuo da atividade, de cerca de 4% a 5% ao ano, e, consequentemente, os impactos sobre o meio ambiente também se intensificam.

Quando os números do turismo começaram a cair, com eles recuou também o financiamento para a preservação da vida selvagem — que, até então, representava 7% do turismo mundial — e marinha. Este corte representa ainda um problema para as comunidades radicadas junto destes locais protegidos, que subsistiam do turismo; e contribuiu para o aumento da caça furtiva e do consumo ilegal de animais selvagens, e para a destruição de habitats em áreas protegidas. Segundo este documento, e apesar do início de 2020 ter sido de crescimento contínuo, desde o início da pandemia, o setor do turismo tem sido dos mais afetados. Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.

[2] Esses estudos constituem a base do Sistema de Informações sobre o Mercado de Trabalho no Setor Turismo (SIMT). Este documento é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, ficando eleito o Foro da Comarca de São Paulo, São Paulo, como o competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente termo, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. As trocas estabelecidas durante uma viagem são marcantes, porém é na comunidade autóctone que os efeitos são visivelmente percebidos. Conhecido por suas belas paisagens naturais Cambará do Sul apresenta um forte potencial turístico. Inclusive, a própria Lei Geral do Turismo aponta a preservação ambiental como um dos seus principais objetivos. Hoje em dia existem muitas leis e regulamentações nacionais, estaduais e municipais para a promoção do turismo sustentável.

Como o turismo afeta a sociedade?

O turismo foi e ainda é um grande vetor para a disseminação de um vírus, razão pela qual se torna imperativo não só pensar no que pode ocorrer e quais ações paliativas tomar, mas também, e principalmente, estabelecer ações de profilaxia e prevenção para que não ocorra. Neste momento, julho de 2020, os principais subsetores que conformam o turismo – transportes, hospedagem, agenciamento de viagens e serviços de alimentação e de lazer – foram todos muito afetados, com perdas, em alguns casos, próximas de 100%. A hotelaria de rede internacional, por exemplo, é formada Farol do Morro por grandes corporações, com faturamentos anuais que ultrapassam os bilhões de dólares. Enquanto isso, os serviços de hospedagem regionais/locais dizem respeito, muitas vezes, a empresas pequenas e familiares, sem reservas financeiras que lhe permitam transpor o período de crise sem encerrar suas atividades. Gramado possui uma infraestrutura gigantesca devido a sua atividade turística, com 90% de sua receita proveniente desta atividade. A cidade possui muitas pequenas e médias empresas que se beneficiam do turismo e aquecem ainda mais a economia municipal.

A estrutura deste trabalho contemplou, além desta nota introdutória, uma discussão acerca dos impactos havidos no setor do turismo, considerando o turista e as projeções do seu consumo após a pandemia, seguida da apresentação das estratégias metodológicas, na qual foi explicitada a trajetória da pesquisa, que deu sustentação aos resultados, apresentados e analisados nos blocos seguintes. Por fim, foram erigidas considerações finais, nas quais se avalia o atingimento dos objetivos e são apresentados limites da investigação, assim como o alcance das conclusões apontadas, como contribuição à comunidade acadêmica da área. “A Turismo 360 nos ajudou a compreender o valor real do turismo e as formas que ele pode ajudar no desenvolvimento econômico da cidade, promovendo inclusão e permitindo que as pessoas tenham trabalho, renda e força, tanto competitiva quanto de mercado. Quando, entretanto, se consideram outras escalas de análise e a taxa de dependência econômica do turismo, os impactos da pandemia nas economias regionais e locais, por exemplo, podem ser muito mais expressivos. Tais ponderações chamam a atenção para o reconhecimento de que estão dadas as condições gerais para o aprofundamento do processo de oligopolização no setor, segundo o qual, em um momento de forte crise econômica, as empresas com maiores reservas e melhores condições financeiras tendem a adquirir parte de suas concorrentes, incapazes de superar as perdas decorrentes da crise. O turismo é um segmento dos mais complexos, pois reúne em sua cadeia de distribuição um grande número de empresas de atuações variadas.

O sucesso do turismo depois da crise gerada pelo coronavírus passa sem dúvida alguma pela adoção de novos protocolos de biossegurança por todos os envolvidos com o setor. As viagens de negócios também devem ser retomadas de forma gradual, a partir dos destinos mais curtos. Se esse movimento se repetir no Brasil é difícil prever o que pode acontecer com o setor que já vai ser impactado pelo adiamento dos festejos de Carnaval em muitas cidades cuja festa representa grande fonte de renda para o comércio e a rede hoteleira. Por outro lado, a possível chegada de uma vacina contra a Covid-19 pode mudar totalmente a situação, liberando a população imunizada para viajar. A globalização e a informação quase instantânea, sinais da modernidade e produto do enriquecimento tecnológico da humanidade, são realidades que tornam nossas vidas melhores, mas a consciência ecológica é o que realmente nos manterá usufruindo de todos os valores naturais ou construídos socioculturalmente e desenvolvidos economicamente de maneira sustentável. Para tanto entendemos que não somente as governanças políticas devem fiscalizar, mas os cidadãos e visitantes, bem como as empresas devem ter atitudes sustentáveis e zelar pelo patrimônio natural, que nos oferece oportunidade de crescimento e desenvolvimento, frente aos desafios do novo milênio.

Isso explica ações bastante contundentes adotadas por municípios litorâneos, especialmente nos estados de São Paulo e Paraná, para reduzir a entrada de não domiciliados durante a pandemia. Como mostra o websurvey, dois terços das viagens foram canceladas e, entre estas, a maior parte por iniciativa dos turistas, o que pode sugerir que os operadores passaram a adotar práticas ativas apenas após a consolidação do quadro pandêmico. Olhando por outra perspectiva, os efeitos práticos do turismo, como a geração de empregos e a promoção de encontros entre as pessoas, faz com que a autoestima do brasileiro aumente, além de fortalecer laços humanos. Por outro lado, alguns segmentos possivelmente terão uma recuperação mais rápida em relação a outros, como é o caso das viagens corporativas ou o chamado turismo de negócios.