É conduzida por psicólogos ou profissionais de outros campos de atuação com pós-graduação em psicanálise. Normalmente, contudo, é uma formação procurada por profissionais da área da saúde, como psicólogos, médicos e psiquiatras. A psicanálise não é só uma profissão interessante, mas um tema que desperta curiosidade e o interesse de muitas pessoas. Além disso, as teorias de Freud são estudadas em outros cursos da área de humanas, como na Pedagogia. Sentimentos como raiva e atitudes grosseiras podem ser mais bem entendidos por meio da psicanálise, que busca recuperar, na memória, na criação e nas emoções do paciente, os gatilhos para as suas ações e os seus pensamentos. Essas projeções consistem nos sentimentos decorrentes da relação com as figuras que foram importantes na vida do paciente, tais como os imagos parentais.
Os diversos tipos de transtornos mentais decorrem de questões relacionadas ao inconsciente, possuindo algum tipo de manifestação. A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Em contrapartida, terapias como a psicologia ou psicoterapia são consideradas próximas à psicanálise. Apesar disso, seus objetivos têm ênfase nas abordagens específicas dos pacientes. A condição para o tratamento psicanalítico é o sujeito desejar entender as repetições desagradáveis que ocorrem na sua vida – aquelas das quais a pessoa quer se livrar e não consegue.
Técnicas utilizadas durante as consultas
Os conceitos éticos que nos impedem de transgredir regras e prejudicar a integridade do outro seriam descartados pelo id na busca incessante pelo prazer. Ainda assim, a teoria psicanalítica de Freud detém significativa importância no ramo da psicologia devido às suas contribuições para o estudo da psique humana. Para compreendê-la Formação em psicanálise por completo, precisamos conhecer os seus fundamentos básicos. Originada a partir da medicina, tem como intenção mergulhar na psique humana e estudar os fatores escondidos na mente inconsciente. A psicanálise de Melanie Klein é uma teoria sobre as fantasias do inconsciente, que são elaboradas pelas crianças sobre as suas mães.
Principais escolas da psicanálise
Assim ele detecta as ações presas do inconsciente, indicando qual o tipo de tratamento mais adequado. Recalque “É um mecanismo de defesa que a criança desenvolve para evitar o desprazer, deixando-o inconsciente”, explica Areci. Como dito, a psicanálise pode não ser tão eficiente quanto outras abordagens da psicologia em casos específicos.
As demais linhas e abordagens psicanalíticas são representadas pelas escolas de Bion, Heinz Hartmann e Heinz Kohut. Além disso, outros nomes importantes se destacam dentro da abordagem de Freud, como Sandor Ferenczi, Anna Freud e Wilhelm Reich. A grande contribuição de Freud foi demonstrar que o “indivíduo” é, na verdade, dividido. Em síntese, podemos dizer que no nível pré-consciente estão fatos como aqueles da memória que podemos trazer ao consciente ao reviver uma lembrança.
Conceitos principais da psicanálise
Quando estudamos o que é a psicanálise, a primeira fonte a que recorremos é a abordagem de Freud. No entanto, além da linha freudiana, existem outras sete linhas da psicanálise que se formaram pela abordagem do pensamento de outros psicanalistas. Por hora, vamos elencar apenas três das principais linhas da psicanálise e discorrer brevemente sobre elas. As linhas que iremos abordar nesse artigo são a de Jacques Lacan, Donald Winnicott e Melanie Klein. As pulsões são energias psíquicas que nos levam a compreender os nossos desejos, elas designam o limite entre o somático e o psíquico, ou seja, entre o corpo e a mente. Freud definiu a existência de duas grandes pulsões que atuam sobre a nossa mente, trata-se da pulsão de vida e da pulsão de morte.
O ego encontra-se em meio às pressões da sociedade, a busca pelo prazer do id e a repressão do superego. O Superego é a outra parte inconsciente relacionada com a censura das pulsões realizadas pela sociedade através da moral, da educação recebida pelos pais e os ensinamentos de como se deve agir ou se comportar. Essa estrutura cria uma representação do “eu ideal”, o superego (“super eu”) impõe suas repressões ao id. Desenvolve-se após o id, realiza uma espécie de mediação entre as pulsões do id e sua adequação com a realidade. Cabe ao ego encontrar um equilíbrio entre o id e a terceira parte da mente, o superego. Freud afirmava que dar voz ao inconsciente era a forma mais eficaz para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais.
Assim como em outros tipos de psicoterapia, na hora que a pessoa está falando, o terapeuta vai procurando a origem dos problemas psíquicos e ajuda a pessoa a buscar maneiras de lidar com essas questões. De acordo com a teoria de Freud sobre a psicanálise, todas as pessoas possuem pensamentos, sentimentos, desejos e memórias inconscientes. Através de técnicas específicas, o psicanalista é capaz de acessar o local onde estão armazenadas e, assim, tratá-las para erradicar o sofrimento emocional. A prática profissional, portanto, foi chamada de análise, análise psicanalítica, terapia psicanalítica ou psicanálise. Ou seja, uma forma de tratamento que utiliza técnicas investigativas específicas para o tratamento de pacientes que buscam seu autoconhecimento e/ou resoluções e entendimentos dos transtornos que assolam a psique humana. As principais dissensões enfrentadas pelo criador da psicanálise envolveram C.