Qual a diferença entre roubo e furto de veículos: como evitá-los

Qual a diferença entre roubo e furto de veículos: como evitá-los

Boutti afirma que os ladrões preferem pessoas distraídas para abordar. A melhor forma de evitar ser roubado é ficar atento ao ambiente e se manter vigilante, sem destravar a porta do veículo enquanto mexe no celular, por exemplo. Cote seu seguro auto entre as 17 maiores seguradoras do Brasil e ainda economize até 30% com a Minuto Seguros.

Trata-se de um inibidor de frequência acionado no momento em que o proprietário trava as portas do veículo pelo alarme. As pessoas não se dão conta de que as portas continuam abertas, facilitando a ação dos criminosos, que não terão que arrombá-las. Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas?

Já o furto ocorre quando alguém toma o veículo sem usar a violência ou ameaça, nesse caso, você só descobre que foi furtado quando chega para pegar o carro, por exemplo. Além do número no chassi nos vidros, que já mencionamos no item 3, é importante verificar se outros componentes do carro não foram fraudados. Isso acontece muito como uma tentativa de eliminar vestígios e indícios de se tratar de um automóvel roubado.

Imagine que você está no seu carro esperando um amigo para sair para jantar. De forma inesperada, um indivíduo lhe aborda armado e leva o seu veículo. Se o crime foi cometido com a ajuda de chaves falsas, abuso de confiança ou escalada, é possível que a seguradora não cubra as perdas. Por exemplo, se alguém usa uma arma para obrigar você a descer do carro e entregar as chaves, isso é considerado um roubo de veículo.

Conscientização Pública

Também ocorreram 1,7 milhão de furtos de domicílios e 1,4 milhão de furtos de bens fora do domicílio – sem incluir os delitos em que foram subtraídos veículos e bicicletas. Quadrilhas que furtam automóveis andam com módulos “hackeados” – e assim que o veículo é arrombado, eles abrem o capô e substituem a peça original por uma desprovida do código eletrônico. A próxima etapa é quebrar o miolo da chave e fazer a ligação direta com os fios. Os bandidos mais habilidosos levam em torno de 30 segundos para realizar a ação, segundo a Polícia Militar de São Paulo.

Indícios de Roubo ou Furto em Veículos

Os 5 SUVs mais baratos do Brasil

O roubo é caracterizado quando há a subtração de um bem, que neste caso é o veículo, mediante uma grave ameaça, violência ou por um meio que diminua a chance de resistência da vítima. Vamos esclarecer Consultar Renavam pela placa de maneira simples e fácil a diferença entre roubo e furto. Em seguida, chame a polícia imediatamente e informe o ocorrido, eles vão te dar assistência imediata e registrar o boletim de ocorrência.

Ela está mais para uma “impressão digital” que guarda o código eletrônico único do automóvel. Quem faz este reconhecimento é um componente chamado módulo, mas os ladrões já encontraram uma forma de burlar essa barreira. Segundo Rodrigo Boutti, head de operações da Ituran, uma série de fatores farão o bandido decidir se irá furtar ou roubar.

Seguros

Além de emitirem um som alto em caso de tentativa de roubo, os alarmes também são equipados com sensores que detectam movimento, impacto ou abertura das portas. Além de ser importante para definir as penalidades na lei, essa diferenciação pode ser necessária para contratar e acionar um seguro auto, por exemplo. Para o furto, o artigo 155 do Código Penal fala sobre a pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa para furto simples e para qualificado a pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa. Agora, no furto qualificado, é preciso que a pessoa rompa um obstáculo, ou seja, quebre o vidro, use uma chave falsa, abuso de confiança e fraude. A diferença é que o roubo envolve o uso de força ou grave ameaça, já o furto é apenas subtração do carro ou de algum objeto deixando dentro dele sem o uso da violência.

Ela representou somente no ano passado, 55,3% dos furtos de veículos – 64,1% dos furtos de carros e 44,0% dos de moto. Qualquer bolsa ou sacola pode ser confundida com itens de valor e criar uma situação para os criminosos. Para se proteger de furtos, um seguro de veículos é sempre uma opção. Mas para evitar quaisquer incomodações, é sempre recomendável que você tente atrapalhar os criminosos a realizar qualquer ato. O furto simples é aquele que não há rompimento ou quebra de obstáculos pelo criminoso. Por exemplo, quando alguém furta o seu carro na garagem da sua casa sem quebrar nada, é classificado como furto simples.