A resposta é subjetiva, depende da inspiração, contexto e da mensagem que se deseja transmitir. Mas, em muitas ocasiões as vitrines e passarelas foram palco de manifestações. Pessoas que defendem essa ideia costumam procurar consumir empresas e organizações que tenham esses valores dentro do modelo de produção. Seu objetivo é minimizar o desperdício e a poluição, bem como promover práticas éticas na indústria. Confecções que se preocupam em não usar poluentes em suas produções podem se destacar com esse novo comportamento de consumo. Disponível em São Paulo (SP) e Santos (SP), oferece planos de assinatura mensal para que o consumidor possa usar tudo o que foi garimpado pela empresa.
Outra iniciativa interessante é da Blimo, que se define como uma Netflix de roupas. Selecionamos alguns exemplos de iniciativas que estão transformando o cenário da moda no Brasil. Ele é conduzido por Marina de Luca, CEO do Moda Limpa, integrante do núcleo do Fashion Revolution Brasil e coordenadora de comunicação do primeiro Índice de Transparência da Moda no Brasil. Já sustentabilidade indica o equilíbrio entre preservar recursos naturais e atender às necessidades humanas. Por isso, sobreposições em um look, adotando a combinação de diversas cores e proporções, vestimentas com muita estampa e diversos outros aspectos se fizeram e fazem presentes nos dias atuais.
Por isso, surge essa filosofia que se baseia em conceitos como slow fashion e eco-friendly. Antes de finalizar esse texto sobre moda e sustentabilidade, vale a pena conhecer mais algumas curiosidades sobre o tema. Isso porque lançou a Earth Polo, feita de garrafas de água recicladas e com o uso de corantes que não necessitam de água na aplicação. Agora, em termos de reciclar capa moveis externos e reaproveitar materiais que seriam descartados, o destaque vai para o projeto Re-Roupa. Também cursos de graduação e pós-graduação em moda podem abordar sustentabilidade em algumas de suas disciplinas. A mesma pesquisa mostra que 30% dos entrevistados olham os ingredientes que compõem os produtos antes de comprar e 58% não compram de empresas que fazem testes em animais.
Conheça a história da moda brasileira6 min read
Por isso, estabelecemos uma breve história sobre a marca dessas culturas na formação da moda brasileira. Sim, algumas pessoas ainda pensam que a moda é algo fútil, uma arte ligada apenas a função de comprar roupas e mais roupas sem um propósito firme, direcionado, com objetivo. Nesse artigo, nossa Teacher Dany Padilla, lhe explica a importância da moda na vida de todos nós, em nossa imagem. Essas peças marcantes de cada período ajudam a destacar a silhueta que fazia sucesso em cada momento. Logo as roupas corroboram para estabelecer e reforçar o que é sensual em cada momento da sociedade. As pessoas podem se valer de um estilo de roupas para realçar suas características mais atraentes.
Is That a Jumeau? A History of the Finest French Fashion Dolls of the 19th Century
A cultura na moda está intimamente relacionada à ideia por trás das vestimentas e não apenas ao que elas são. O jogo de combinar peças e acessórios de moda permite passar um recado, uma mensagem a quem observa o propósito e não apenas vestir as pessoas, afirmam os estilistas. Dessa forma, fica ainda mais evidente a força que a moda possui nas relações sociais como geradora de opinião. Novos estilistas estão surgindo a todo momento, trazendo novas ideias e conceitos para a indústria. A moda brasileira é conhecida por sua originalidade e ousadia, e esses novos talentos estão ajudando a manter essa tradição viva.
Slow fashion
Pedro II era muito austera e pouco evidenciada nos eventos sociais, o que configurava uma personalidade própria do Imperador. Porém, a elite, nesse período, fazia de tudo para se impor e se mostrar elegante e opulenta. Essa visão foi obtida por meio de relatos de religiosos, governantes portugueses e viajantes europeus que nos trouxeram o modo de vestir dos habitantes da Colônia. Naquele tempo, os artesãos criavam roupas volumosas e com ricos ornamentos para a realeza.
Assim sendo, a adoção de práticas sustentáveis se fez cada vez mais necessária para que o setor continue produzindo sem agredir a natureza. Outro ponto muito atual da moda é a customização, ou seja, significa pegar uma peça de roupa que já não era mais usada e dar um novo “visual” a ela. Além do mais, os brechós começaram a ganhar espaço, óculos de madeira desenvolvendo um pensamento mais sustentável, o que reflete consideravelmente na forma de consumo e na moda. Com efeito, as mulheres compravam vestidos de tecidos nobres, chapéus, joias, luvas e entre outros acessórios. Os homens investiam em trajes baseados em calças e casacas escuras, cartolas, relógios, bengalas, luvas e lenços.
Várias decisões foram tomadas este mês, como a de entregar o ponto da loja da 211 e fazer a mudança para o ateliê”. Isso atinge todo mundo, porque ninguém anda nu por aí”, afirma a representante do movimento Fashion Revolution. Reflexo da sociedade e dos tempos, a moda pode revelar dias sombrios e figuras de intenções questionáveis. Por isso é importante estar atento a moda que consumimos e defendendo, é preciso ser crítico.
Sou especialista em alavancar pequenos negócios de moda e minha definição de quem eu sou, vai explicar porque moda é tão importante. Sou uma pessoa apaixonada em ajudar pessoas a desenvolverem sua autoestima através da moda. Eu entendo o quanto é importante uma pessoa se sentir empoderada através da vestimenta. Cortes de cabelo também se encaixam nesse tópico, raspar apenas uma das laterais da cabeça funciona como uma forma de dizer que é diferente de um grupo em que ninguém raspa a lateral da cabeça. Desde sempre o ser humano procura por maneiras de saltar aos olhos dos demais deixando de fazer parte do quadro todo, todo mundo quer ser uma peça em particular.