Reino Plantae: características e cladograma

Reino Plantae: características e cladograma

Clique aqui e conheça mais sobre os meristemas, suas funções e seus tipos. Saiba mais sobre os laticíferos, estruturas responsáveis pela produção do látex. Clique aqui e entenda o que são os espinhos, suas funções e a diferença em relação aos acúleos.

Clique aqui e entenda o que é e como ocorre a gutação e qual a diferença entre essa forma de secreção das plantas com o orvalho. Clique aqui e aprenda a estrutura e função do floema nos vegetais. Saiba mais sobre o ciclo de Calvin, mais uma das etapas do processo de fotossíntese.

Fotossíntese

Após a polinização, o grão de pólen desenvol­ve uma estrutura chamada tubo polínico, que transporta o gameta masculino até o feminino. Ao contrá­rio das briófitas e das pteridófitas, elas apresentam independência da água para se reproduzir. Depois da fecundação do gameta feminino pelo gameta masculino, forma-se o embrião, que dará origem ao esporófito, reiniciando o ciclo de vida.

Artigos Reino Plantae

A exceção são as plantas parasitas, sendo observadas algumas espécies aclorofiladas, portanto, não fotossintetizantes, e que retiram os carboidratos dos quais necessitam de plantas hospedeiras. Saiba mais sobre os tecidos vegetais, seus tipos e as principais características que permitem diferenciar cada um deles. Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes.

Cladograma é um diagrama que representa as relações de ancestralidade e descendência entre os táxons (braços) presentes neste diagrama. Um táxon pode ser uma espécie, um grupo ou até mesmo um reino, dependendo do cladograma. Nas angiospermas, ocorre ainda a formação de uma estrutura triploide (3n), denominada endosperma. O endosperma é importante pois garante a nutrição do embrião durante seu desenvolvimento. O reino vegetal também tem como característica ser monofilético. Isto é, todos os seus integrantes descendem de um ancestral comum, segundo a teoria evolutiva aceita atualmente.

Quais são os reinos das plantas?

As pteridófitas são também chamadas de plantas vasculares sem sementes, uma vez que possuem vasos condutores e são incapazes de produzir sementes. Gimnospermas e angiospermas, por sua vez, são plantas vasculares com sementes. O Reino Plantae é extremamente variado, com espécies simples que não apresentam folhas, caule e raízes verdadeiras até espécies com frutos carnosos e flores deslumbrantes.

Aprenda algumas das principais características das monocotiledôneas, um grupo de plantas que apresenta como representantes as orquídeas e a grama. Neste texto, exploraremos esse importante processo que garante a propagação de uma espécie vegetal. Neste texto exploraremos cada uma das suas importantes etapas.

Estrutura das plantas

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Reino das plantas. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos. E hoje vamos falar de Reino das plantas, onde baseado em estudos, vamos mostra como planta carnívora gigante é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores, e entender as plantas. No que diz respeito às folhas, elas apresentam como função principal a realização de fotossíntese, sendo elas os órgãos em que está concentrada a maior quantidade de clorofila. Clique aqui e conheça mais sobre os tipos de folhas e suas adaptações.