Saiba quais documentos e serviços você pode acessar pela internet


A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e do Certificado Nacional de Habilitação (CNH) são emitidas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A plataforma reúne os documentos digitais e ainda exibe as infrações do motorista. Para baixar a carteira de habilitação e o licenciamento, basta tocar nos ícones que representam cada documento na tela inicial do app. Após o agendamento, é necessário comparecer ao local na data e no horário estipulados, portando um documento com CPF e uma cópia da certidão de nascimento ou de casamento. A primeira via da CIN é gratuita e a versão digital é liberada logo após a retirada da versão física. É possível tirar a 2ª via do RG pela internet em alguns estados brasileiros em caso de perda, roubo ou para atualizar a foto do documento.

Como fazer o novo RG em São Paulo

Neste momento, o agendamento para a CIN será feito exclusivamente no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR. A ampliação para emissão nos demais postos do Poupatempo ocorrerá de forma gradual. Encerrou no dia 11 de janeiro o prazo para que os estados comecem a emitir a Carteira de Identidade Nacional, a CIN. Caso você ainda não tenha feito a sua solicitação, saiba que o passo a passo pode mudar um pouco dependendo do seu estado.

Por lá, os funcionários darão continuidade a sua solicitação de emissão da nova Carteira de Identidade. A nova carteira visa, com estes implementos tecnológicos, proporcionar um documento seguro contra fraudes e em alinhamento com as melhores práticas internacionais de segurança. Vale dizer que todos os aplicativos estão disponíveis na Play Store e na App Store.

A CIN reúne em apenas um documento, uma série de dados a respeito do cidadão. Para emitir o documento virtual, é preciso validar a biometria digital e fazer uma prova de vida, em que o usuário deve seguir as orientações da tela para o sensor confirmar a identidade. Por ora, os interessados precisam se dirigir aos órgãos de identificação de seu município e questionar se já estão emitindo a nova identidade. Já o restante do país poderá emitir o DNI ao longo de 2022, de acordo com o ritmo de adesão de cada estado, mas obedecendo o prazo de começar no máximo até fevereiro de 2023. Os institutos de identificação, por sua vez, terão até fevereiro de 2023 para se adequarem às mudanças necessárias para emitir do documento.

Ainda no aplicativo da carteira de habilitação, é possível salvar o documento do carro e compartilhá-lo com outras pessoas que o utilizam. Em alguns locais onde a CIN ainda não foi adotada, é possível baixar a versão digital do RG no celular. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro têm aplicativos oficiais para Android e iPhone. A CIN já vem sendo confeccionada em alguns estados, mas a maioria não se adaptou totalmente ao novo formato.

Como ter acesso à carteira de trabalho digital?

“Por isso, na transformação digital, todos os serviços têm de ter a concepção digital e são primeiro desenhados para dispositivos móveis”, ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. “Tem de ser um serviço visualizável e fácil de interagir, porque esse é o canal que a população está usando.” Até o final de fevereiro de 2024, apenas os estados de Amapá, Bahia e Roraima ainda não liberaram a emissão da Carteira de Identidade Nacional — o governo baiano prevê o lançamento do sistema a partir do mês de maio. Fora do Brasil, o órgão responsável pela emissão é o Ministério das Relações Exteriores. Passaportes Diplomáticos, Passaportes Oficiais e Passaportes de Serviço não são emitidos pela Polícia Federal. Para quem deixou de votar na eleição passada sem justificar, o mesmo deve emitir uma guia de multa para fazer o pagamento.

O documento substitui a versão física e, por esse motivo, pode ser apresentado em votações eleitorais. O aplicativo permite emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, além de informar os locais de votação, dados do eleitor e número de inscrição. No app, ainda é possível verificar débitos eleitorais e, em caso positivo, emitir o boleto da multa para realizar o pagamento. Se o eleitor tiver o cadastro biométrico em uma zona eleitoral, a versão digital dispensa a necessidade de apresentar um documento oficial com foto quando for votar. A Nova Carteira de Identidade Nacional é um documento confiável, seguro, digital e possui padrão nacional e número único nacional, o CPF.

O Governo Federal deu um prazo de dez anos para a adesão à nova carteira de identidade. Isto é, de 2023 até 2032 todos os cidadãos brasileiros com até 60 anos deverão emitir o documento. Como explicamos, hoje apenas alguns estados disponibilizam aplicativo para fazer seu RG digital.

Leia abaixo as instruções para agendar o atendimento:

Depois do agendamento, é necessário comparecer ao posto de atendimento na data e horário escolhidos. A presença física do solicitante do documento é necessária em todos os casos e é obrigatório levar toda a documentação em vias originais. Eleitores que tenham a partir de 15 anos já podem ter o título de eleitor se fizerem aniversário de 16 anos antes do primeiro turno das eleições.

Quais documentos posso tirar online?

Nesta etapa, são colhidas as impressões digitais e é uma foto do titular é tirada. Depois registro civil desse período, o passaporte será cancelado e o prejuízo da taxa fica com o solicitante. Após o preenchimento do formulário on-line, é necessário pagar a taxa de emissão do documento em qualquer banco, aplicativo bancário ou agência lotérica.

Por meio desse aplicativo, o Governo Federal aprimora e monitora os empreendimentos de infraestrutura no País e o cidadão acompanha a evolução das obras nos estados e municípios. A ferramenta amplia a participação da população na gestão governamental e torna mais transparente as ações do governo. Com o App é possível verificar informações como situação, localização e investimentos previstos.

Assim como a primeira via de qualquer documento de identidade, a primeira via do CIN deverá ser feita presencialmente, basta que o cidadão faça o agendamento no órgão emissor em seu estado. Vale destacar que o aplicativo só pode ser usado por quem tem CNH, pois ele utiliza biometria digital para autenticar o cadastro. O CPF digital tem validade legal e serve como um documento de identificação. O documento pode ser baixado posteriormente tocando em “Minha Carteira” e, depois, em “Visualizar RG”. A tendência é que outros estados também criem suas plataformas de emissão de RG para facilitar a identificação dos usuários em todo o território nacional. O estado de São Paulo foi o primeiro a criar um aplicativo para emitir a versão digital da identidade pela internet.