A segmentação de mercado também é um fator importantíssimo para a execução do ciclo de vendas da sua empresa, e assim, garantir um processo de vendas mais eficiente. Na verdade, em alguns momentos, é possível que duas empresas não trabalhem exatamente com o mesmo produto ou serviço, mas estejam competindo em um mesmo mercado de atuação. Por isso, é extremamente importante que todos as empresas saibam como definir quais empresas participam do seumercado de atuaçãoe como analisar a dinâmica deste setor para se destacar em detrimento aos demais negócios.
Campanhas de marketing e abordagens de prospecção ativas direcionadas aos públicos adequados e discursos de vendas mais especializados resultam em uma diminuição no ciclo de vendas. Segmentação de mercado é uma forma excelente de encontrar e vender para o público correto mais rapidamente no seu negócio. Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a sua gestão de KPIs e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.
Como Realizar Uma Pesquisa De Mercado?
Com o Agendor, por exemplo, é possível manter o registro de todos os e-mails trocados com o cliente. Imobiliária que trabalha apenas com locações de escritórios na região Sul de São Paulo. Dessa forma, foge-se de um mercado competitivo em excesso, aproveitando-se de todas as vantagens da segmentação de meracdo. Muito mais importante do que fazer contatos, é fazer contatos com quem realmente está disposto e tem condições de adquirir sua solução.
Esse tipo de engajamento mostra um interesse pelo que você oferece e uma identificação inicial com a sua marca. De nada adianta você empreender muitos esforços em conseguir vender se não tiver o mesmo esforço em manter a clientela que adquiriu. Mesmo aqueles que só compraram uma vez devem ser vistos como público-alvo, pois quem já comprou uma vez pode comprar de novo.
Assim você tem uma ferramenta visual para identificar sua posição exata no mercado e entender quais os espaços ocupados pela concorrência. Por exemplo, se você tem um e-commerce de moda jovem focado no público fashionista, provavelmente vai competir com as outras lojas com base em diferenciais como alinhamento às tendências e qualidade das roupas. O mais importante é ter a certeza de que o posicionamento reflete o propósito e cultura da empresa, e de que o público está compreendendo a mensagem da forma certa. Logo, grande parte dos esforços de marketing são voltados à conquista dessa posição única, que fixa a marca na lembrança do consumidor. Basicamente, sua posição no mercado é o seu lugar exclusivo na mente do público, capaz de diferenciar seu negócio da concorrência. Então entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer de ajudá-lo.
Nicho De Mercado
Você estará brigando com todos os concorrentes que oferecem algum tipo de alimento para seus clientes. É a partir do conhecimento de nicho de mercado que você vai estabelecer suas estratégias de modo mais assertivo. A importância da segmentação de mercado é enorme para qualquer ramo de negócio, principalmente em tempos de crise, austeridade e de maior heterogeneidade que exigem cada vez mais ‘tiros certeiros’ e menos ônus. Para facilitar a visualização na prática, vamos pegar um exemplo de segmentação de mercado simples, que já faz parte da vida moderna.
Pesquise No Mercado As Tendências De Consumo
A estratégia ideal depende da proposta de valor da empresa e seu mercado-alvo, e também do perfil dos consumidores. O mais importante é ter certeza que o posicionamento reflete o propósito e a cultura da empresa, e de que o público está compreendendo a mensagem de forma certa. Depois de definir o público-alvo, é possível traçar o posicionamento de mercado. Se a marca trabalhar com mais de um público-alvo, deve definir o posicionamento para cada segmento, de maneira que consiga traçar estratégias específicas para cada público.
Se você estiver pensando em investir em um nicho, essa ferramenta pode indicar se ele está em alta ou não. Inscreva-se na newsletter da Nuvemshop ereceba, semanalmente, conteúdos exclusivossobre Marketing, Vendas, Gestão de e-commerce e mais,diretamente no seu e-mail. Analisa de forma mais subjetiva o consumidor, captando seus anseios, suas ideologias, seus hobbies, dentre outros fatores. Ele avalia o público de acordo com sua renda, sexo, idade, poder de compra, grau de escolaridade, entre outros fatores. Já quem opta por carros de passeio, de marcas populares, deseja conforto para a família, um veículo econômico e de baixa manutenção.